Igor Freitas, ex-Anatel, se une à Alvarez & Marsal para juntar visão regulatória com estratégia de negócios

Foto: Marcelo Kahn

O ex-conselheiro da Anatel Igor Vilas Boas de Freitas está assumindo a função de diretor executivo da consultaria Alvarez & Marsal, reforçando o time na área de análise regulatória e estratégica de telecomunicações. Além de dirigente na agência reguladora entre os anos de 2013 e 2017, Freitas, que é servidor de carreira do Senado (agora licenciado), foi diretor no Ministério da Economia, responsável pelas políticas do FGTS, e do Ministério das Comunicações, onde cuidou de política industrial e TV digital. Recentemente já vinha atuando como consultor independente. 

A Alvarez & Marsal é uma consultoria com sede em Nova York e mais de 8 mil funcionários em todo o mundo, mas atuação ainda limitada junto ao setor de telecomunicações. No Brasil, são 1 mil, em infraestrutura são cerca de 600 profissionais. "A origem da consultoria foi focado na área de reestruturação de empresas, mas hoje isso é 25% do nosso negócio. O foco hoje é em consultoria estratégica com foco em geração de resultados operacionais para o negócio das empresas", explica Marcos Ganut, head de infraestrutura da empresa no Brasil. 

Na visão de Igor Freitas, o mercado de telecomunicações passa por um momento de grandes mudanças no cenário competitivo, no perfil dos investidores, na lógica de alocação de CAPEX e na busca por eficiência dentro das empresas, e tudo isso cria um novo contexto de questões regulatórias que precisam ser endereçadas. "O mercado passa por um ciclo de consolidações em busca de maior eficiência. O compartilhamento de infraestrutura virou regra, e as empresas caminharam para uma separação estrutural mais clara, mas o Brasil ainda é um mercado muito heterogêneo e diverso, o que coloca um grande desafio para empresas e para os reguladores", diz ele. "Os acordos de compartilhamento precisam ser racionais", aponta o consultor. Para Igor Freitas, ainda é preciso finalizar o capítulo das concessões para que o ciclo da privatização iniciado em 1998 esteja completo, "mas o novo ciclo já apresenta oportunidades importantes para os investidores".

Notícias relacionadas

Para Alfonso Galhardo, diretor da A&M, o foco em infraestrutura da Alvarez & Marsal precisava trazer a visão regulatória sobre o setor de telecom. "Atuamos em vários setores de infraestrutura, mas nenhum tem as mesmas característica que o setor de telecom apresenta", explica. Para Marcos Ganut, a conjuntura do setor de telecomunicações é muito peculiar, mas ao mesmo tempo apresenta grandes oportunidades, e ele exemplifica com a recente fusão anunciada entre Vero (cliente da A&M) e AmericaNet.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!