Telefónica confirma valor de emissão de bonds e diminuição na participação na Telecom Italia

Conforme estimado anteriormente, a Telefónica confirmou nesta quinta-feira, 17, o valor de 750 milhões de euros pela emissão de títulos conversíveis em ações da Telecom Italia. Em fato relevante enviado ao mercado, o grupo espanhol afirmou ainda que esses bonds poderiam ser convertidos por um número máximo de ações ordinárias da companhia italiana que representam 6,5% do total de ações votantes da empresa.

Notícias relacionadas
Com essa transação, a Telefónica deteria entre 8,3% e 9,4% do capital da Telecom Italia após a dissolução da Telco. "Desta forma, a Telefónica reduziria sua participação indireta na Telecom Italia a níveis abaixo da participação antes da recapitalização da Telco em setembro de 2013", explica o documento.

"A transação permite à Telefónica capturar uma parte significativa da forte revalorização de sua participação indireta na Telecom Italia desde então, enquanto mantém a exposição à futura valorização potencial ao máximo preço de conversão." Outro ponto destacado é que esse desinvestimento parcial poderia "neutralizar metade do aumento da dívida líquida que poderia eventualmente se seguir à dissolução da Telco".

Os Joint Bookrunners (grupo formado para o processo de bookbuilding, que foi coordenado pelo HSBC, JP Morgan Securities e a Société Générale) chegaram ainda a um valor fixo nominal para a taxa de juros de 6% por ano, pagável em parcelas anuais. Os bonds irão maturar no dia 24 de julho de 2017 e terão o valor mínimo de troca a 0,8600 euro e o máximo de 1,0320 euro por ação ordinária da Telecom Italia, o que representa um prêmio de 20% acima do preço mínimo.

Reflexos

Hoje, a holding Telco detém o controle da operadora italiana (com 22,4%). Por sua vez, a Telefónica é a maior acionista (46,2%) dessa controladora. Com a dissolução já anunciada (e aguardando aprovações regulatórias), o grupo espanhol deteria 14,8% das ações ordinárias, ou 11% das ações totais.

Não fica claro se esse movimento da companhia seria o suficiente para agradar os órgãos reguladores, em especial o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ou se o determinado é que a espanhola se desfaça de toda a participação na Telecom Italia. De qualquer forma, a transação poderia ainda facilitar a aprovação da dissolução da Telco, desde que a Telefónica consiga garantir que não teria ingerência nas decisões sobre a TIM no Brasil.

A tentativa da Telefónica é que, ao voltar ao equivalente da participação detida na Telecom Italia anterior ao acordo de setembro de 2013, a enquadre novamente nos requisitos do Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) firmado em 2010, quando a Telefónica ingressou no capital da Telco e, consequentemente, indiretamente na TIM Brasil; evitando assim ter de se desfazer completamente de seu investimento na companhia italiana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!