Uso da faixa dos 700 MHz para 4G em São Paulo depende da limpeza da faixa no interior

No processo de desligamento da TV analógica e limpeza da faixa de espectro de 700 MHz para uso de banda larga 4G, as operadoras devem esperar nove meses entre o desligamento da última emissora e o início das operações na faixa em uma localidade. Em São Paulo, no entanto, o prazo será maior. Segundo o diretor-executivo da EAD, Antônio Carlos Martelleto, será necessário aguardar também o switch off do interior, uma vez que os sinais da região poderiam causar interferências no 4G da capital. O desligamento na região metropolitana de São Paulo é no final de março, mas o prazo de nove meses para o início das operações 4G começa no final de setembro, quando serão desligados os sinais no interior do estado.

A este noticiário, Martelleto afirmou que o caso de São Paulo é peculiar, mas não é o único. O mesmo deverá acontecer apenas no Rio de Janeiro.

O executivo participou de uma entrevista coletiva no escritório da Anatel em São Paulo nesta sexta, 17, também com o presidente da agência reguladora e do Gired, Juarez Quadros.

Sem prazo

Segundo Quadros, em muitas praças, onde a faixa de espectro está limpa, as operadoras já podem ativar o serviço 4G. Recentemente, disse, uma das operadoras fez a ativação em Fernando de Noronha. Ele se referia à Tim, que, desde dezembro de 2016, já está operando na ilha.

Conversores

Segundo Martelleto, foram distribuídos 26% dos kits de recepção na região metropolitana de São Paulo, que já conta com 86% dos lares digitalizados. No total, serão 1,87 milhão de kits.

"Estamos aprendendo e aprimorando o processo. Percebemos que muitas pessoas recebem o kit e deixam guardados até o momento do switch off. Em São Paulo, pela primeira vez, estamos sorteando televisores apenas entre aqueles que fizeram a instalação dos kits", disse. São cinco televisores sorteados por semana. Quando o kit está devidamente instalado e recebendo os sinais digitais, ele exibe um número de identificação na tela da TV. É com esse número que o beneficiário se inscreve no sorteio.

Com o aprendizado, e o ganho de escala, o custo da distribuição dos kits digitais também vai caindo. "O custo por domicílio das ações necessárias vem caindo praça a praça. Até agora, a praça mais cara por beneficiário foi Rio Verde", explica o executivo.

Um fato curioso apresentado pelo executivo da EAD foi que em São Paulo 55% dos agendamentos para retirada dos kits foi feito pelo Internet. Em Brasília, 66% dos agendamento foi por telefone.

A expectativa de Juarez Quadros é que o percentual mínimo de 92% dos lares digitalizados, para que haja o switch off analógico, será atingido até o dia 29 de março. "São Paulo foi a primeira capital com TV digital, isso faz com que esteja chegando a dez anos da transmissão digital. Grande parte dos telespectadores já está usando a tecnologia digital na recepção", disse.

8 COMENTÁRIOS

  1. Deixe-me entender esse ponto aqui:

    "Percebemos que muitas pessoas recebem o kit e deixam guardados até o momento do switch off"

    COMO ASSIM????? Se a pessoa recebeu o kit e terá melhor qualidade de sinal, por que diabos está guardando?????

    • Talvez porque não seja uma pessoa solitária que tem a televisão como centro da vida.

      Sendo assim, só vai gastar seu precioso tempo livre instalando o kit quando não tiver mais como assistir pelo método atual.

  2. Algo não me cheira bem, primeiro vieram com a conversinha de desligar o sinal analógico somente em Setembro para que ocorresse junto com o interior, depois em pesquisa ibope foi auferido que 86% da população já estava digital, e não teriam "desculpas" para o adiantamento. Agora arrumaram outro jeito de postergar o início do 4g em 700mhz. Está parecendo que as operadoras estão combinadas para esse adiantamento pq ao meu entender estão sem recursos para instalação dos equipamentos necessários para o 4g em 700mhz, pq até as parcelas referentes a limpeza e digitalização do sinal eles queriam postergar para 31 de Janeiro de 2018. Eu acho isso uma vergonha pois o sinal sempre é podre, e agora teremos mais esse atraso.

  3. Esse desligamento pra mim veio em péssima hora. To desempregado faz um tempo e para comprar esse conversor tenho q tmb comprar a antena, e o preço não é tão acessível assim pra alguém q assim como eu está sem grana. Vou ter q ficar até sem TV por um bom tempo… Só Br mesmo pra acontecer essas coisas. Querem avançar tecnologicamente mas se lixando para quem não consegue pagar nem pela eletricidade direito pois falta emprego, crise sem fim! Até para o mínimo do lazer tem q pagar agora… Valeu Brazil!

  4. Engraçado, aqui em Uberlândia – MG a Algar Telecom ativou o 4G em 700 Mhz (visto que adquiriu somente esta frequência para operar o 4G) a mais ou menos 03 meses atrás e a previsão de desligamento do sinal analógico por aqui é somente em 2018. Como pode isso, se em tese, a utilização do 4G em 700 Mhz causa interferência?

    • Rogério, o caso de Uberlândia é diferente, pois foi possível o remanejamento de canais que operavam na faixa de 700MHz para canais for a dessa faixa. Esse remanejamento estava previsto no Edital ganho pelas operadoras e é uma das responsabilidades da EAD também. Você deve ter notado que alguns canais digitais aí de Uberaba precisaram ser ressintonizados recentemente. Com o remanejamento, a faixa de 700MHz fica livre e o 4G pode ser ativado sem interferir e ser interferido.

      A propósito, você está usando o 4G da Algar? Pode compartilharem conosco como está sendo a sua experiência?

      • Obrigado pelos esclarecimentos Fernando, bastante útil. Com relação a Algar, sou cliente triplay (Fixo, Internet VDSL 40M e Tv via satélite). Conheço amigos que utilizam o 4G da operadora e a disponibilidade (leia-se cobertura) parece ser a maior da região, crédito este pela frequência de 700MHz. Mas no quesito velocidade, parece que deixa um pouco a desejar, na média dos 6 a 10M. Meu celular é TIM e a cobertura 4G da mesma aqui é excelente (dentro do perímetro urbano). Velocidades média de 15 a 20M com picos a noite de 45 a 50M.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.