A fornecedora especializada em comunicação ótica Fibracem reportou um crescimento de 59% no faturamento ao longo do ano passado, quando registrou R$ 109 milhões em receitas. No mesmo período, a empresa aumentou em 61% o número de funcionários, encerrando 2018 com quadro de 227 profissionais – que já se aproximam dos 250 no momento.
O desempenho, afirma a CEO da Fibracem, Carina Bitencourt, está diretamente relacionado ao "constante desenvolvimento do setor de banda larga no Brasil, que vem crescendo anualmente entre 20% e 30%". A executiva se refere ao avanço do acesso fixo, especialmente com os provedores regionais, que oficialmente já são o terceiro maior grupo em Serviço de Comunicação Multimídia na base da Anatel.
Também pesou a favor da empresa a decisão de inaugurar, em junho passado, um centro de distribuição em Jundiaí (SP). Segundo Carina, a nova unidade possibilitou "aproximação ainda maior com os nossos principais clientes, o que resultou em um aumento de 60% no faturamento nessa região". Paranaense, a Fibracem está sediada na cidade de Pinhais.
A empresa ainda destacou esforços de pesquisa e desenvolvimento que resultaram na expansão do portfólio durante o ano passado – quando 13 novos produtos foram colocados no mercado pela fabricante. "A previsão é que 11 novos produtos sejam lançados ao longo de 2019", observa Carina Bitencourt. Outro objetivo da Fibracem para este ano é a expansão da marca por meio de parcerias com provedores e distribuidores.