A gestão dos planos móveis da Oi pode ser um dos grandes desafios para Claro, TIM e Vivo em caso de aprovação da compra, por R$ 16,5 bilhões, da operação de telefonia celular da operadora pelo trio de concorrentes. A avaliação consta em relatório do Bradesco BBI.
"Em termos operacionais, as teles precisarão manter as condições dos planos da Oi, pelo menos na primeira fase da transição, de forma a preservar as ofertas atuais dos clientes Oi", afirmou o banco. "O negócio móvel da Oi tem mais de 800 planos, mas 80% dos clientes estão incluídos em 5% das ofertas, então acreditamos que haverá alguma racionalização dessas ofertas para simplificar o processo".
Como já publicado por TELETIME, a divisão da base de clientes da Oi deverá ser feita a partir de duas premissas: assegurar ao máximo possível a manutenção dos atuais planos oferecidos aos assinantes e dar plena liberdade para que o usuário mude de operadora, caso prefira. Sob o acordo de venda, a TIM vai herdar 14,5 milhões de clientes; a Claro, 11,7 milhões; e a Vivo, 10,5 milhões.
A migração inicial se daria em bloco (sem processo de consulta prévia aos clientes). Entre as questões a serem definidas estão a migração dos clientes corporativos que tenham presença em mais de uma área de numeração; para este e outros pontos, as três teles compradoras têm um grupo externo com participação de consultorias.
Aprovação
Além da gestão de planos, o Bradesco BBI avaliou que o cronograma de aprovação do negócio pelo Cade (que pode durar 330 dias) será outro desafio para Claro, TIM e Vivo, apesar de não acreditar em exigências relevantes da agência antitruste.
"Vemos o negócio como positivo para todo o setor, considerando que a TIM, a Vivo e a AMX [América Móvil, a controladora da Claro] conseguiram encontrar um negócio que apresenta riscos limitados para sua aprovação, ao mesmo tempo em que torna o mercado geral mais racional e equilibrado", afirmou a análise.
Como fica os clientes da OI que tem Combo .Internet , Telefone Recidencial e TV Obrigada.
O plano de celular sairá do combo, e os demais permanecerão. Lembrando que a operação de TV também está à venda e ele sairá do seu combo também, permanecendo somente o serviço de internet e fixo.