Itens virtuais consumíveis compõem a maior parte da receita de games "fremium"

Os chamados games "fremium" estão se popularizando cada vez mais nas plataformas móveis e já respondem por 65% da receita gerada pelos 100 títulos mais populares para iOS e Android, segundo levantamento feito pela empresa norte-americana de pesquisas Flurry. O termo "fremium" se refere a um modelo híbrido entre gratuito e premium. São jogos cujo download é oferecido de graça, mas, para avançar nas fases o usuário é incentivado a realizar compras de bens virtuais com dinheiro real.
A Flurry acompanhou e categorizou ao longo de um ano 57 milhões de transações realizadas por dentro de jogos para iOS e Android que somam uma média de 2 milhões de usuários ativos por dia. Nesse levantamento, a Flurry dividiu os bens virtuais em três categorias: consumíveis, duráveis e itens de personalização. Os bens consumíveis são aqueles usados e gastos de uma só vez dentro do jogo, como fertilizantes em uma fazenda ou granadas em uma guerra. Os duráveis são itens que permanecem ao longo de todo o jogo, como uma armadura de um guerreiro ou a instalação de uma fábrica em uma cidade. Os itens de personalização são duráveis mas não têm uma relação direta com o sucesso do usuário no jogo, servindo apenas para fins estéticos do personagem. Segundo a Flurry, 68% da receita desses games "fremium" provêm da venda de bens virtuais consumíveis, enquanto 30% correspondem à venda de bens duráveis. Itens de personalização representam apenas 2% do faturamento.
Análise

Notícias relacionadas
Jogos de estratégia de longa duração são altamente viciantes, havendo casos de pessoas que procuram tratamento profissional com psicólogos para reduzir a dependência. A venda de itens virtuais dentro desses jogos é um negócio lucrativo para os desenvolvedores, mas se não for feita de maneira clara e objetiva corre o risco de gerar uma enxurrada de reclamações de consumidores e órgãos públicos, tal como aconteceu com o serviço de assinatura semanal de conteúdo móvel. É preciso tomar cuidado para que a ganância em excesso de alguns desenvolvedores não destrua o mercado como um todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!