Vendas de tablet da Motorola crescem 35% após PPB

Desde o último dia 8 de agosto, quando o governo aprovou o Processo Produtivo Básico (PPB) para os tablets, benefício fiscal que desonera os equipamentos manufaturados localmente do PIS/Cofins e do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), as vendas do Xoom, tablet da Motorola, cresceram 35% no país. A informação é do diretor de marketing da Motorola Mobility, Rodrigo Vidigal. Segundo ele, isso se deve a dois fatores: ao Dia dos Pais e à queda de preços viabilizada com a desoneração, que foi de 15%. Essa redução de preço ainda é bem inferior à estimativa do governo com o PPB, que é de até 30% no preço final dos tablets. Porém, o executivo da Motorola afirmou que tal diminiuição é a que pode ser realizada pela empresa por enquanto. "Seria até mais barato importar, mas arcamos com o custo de produzir tablets no Brasil, ao contrário da maioria, e o processo de desoneração demorou um pouquinho mais do que esperávamos. Mas nossa estratégia foi correta e agora temos uma vantagem competitiva", diz.
Perguntado sobre a possibilidade de reduzir em até 30% o preço final dos tablets ao usuário, o diretor fez contas e afirmou que "com uma redução de IPI de 15% para 0,75%, com os varejistas recolhendo menos 9,75% de PIS/Cofins e um ICMS caindo de 12% para 7%, sim, é possível chegar aos 30%".
Mas, independente de uma queda ainda maior dos preços dos tablets, Vidigal fez questão de salientar que o custo do Xoom (R$ 1.599, na versão Wi-Fi, e R$ 1.999, com 3G e Wi-Fi), já é competitivo e oferece "o melhor custo/benefício do mercado". Para ele, a alta das vendas do tablet da Motorola deve ser mantida, mesmo após o período do Dia dos Pais.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!