Divulgado resultado preliminar das emissoras que participarão do Ginga.BR.Labs

Dez emissoras públicas de TV ganharão um laboratório para testar conteúdos e aplicações para o middleware Ginga, que permite a interatividade na TV digital brasileira. O resultado preliminar das 11 propostas classificadas foi publicado nesta terça-feira, 16, no Diário Oficial da União. A lista final das dez selecionadas será divulgada no início de agosto. As emissoras têm até o dia 22 de julho para recorrer do resultado. A iniciativa faz parte do programa Ginga.BR.Labs, que integra o programa Ginga Brasil, do Ministério das Comunicações.

As emissoras classificadas apresentaram projetos para desenvolver um produto audiovisual ou um aplicativo para a TV que vai utilizar a interatividade. O resultado inclui estações de TV públicas vinculadas a estados, municípios ou universidades públicas que já transmitam programação em sinal analógico e tenham pedido a consignação do Minicom para transmitir em sinal digital. A pré-seleção inclui emissoras de diferentes Estados brasileiros: Minas Gerais (3), São Paulo (2), Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Bahia, Amazonas e Tocantins.

Em nota, o assessor da Secretaria-Executiva do Minicom, James Görgen, explica que o critério para escolha dos projetos foi de ideias inovadoras. A seleção foi feita por uma comissão de representantes do Ministério das Comunicações, Anatel, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Universidade Federal da Paraíba.

Como exemplos de conteúdos que podem ser desenvolvidos estão aplicativos de governo eletrônico, que dão acesso a serviços públicos pela televisão, ou produtos audiovisuais como séries e documentários que utilizem a interatividade. Os projetos apresentados abrangem diferentes áreas como agricultura familiar, educação e saúde. Além do laboratório, quatro técnicos de cada uma dessas emissoras também vão receber capacitação da RNP no desenvolvimento de aplicações para a TV digital.

As emissoras selecionadas foram:

  • Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB (BA)
  • Fundação Televisão Rádio e Cultura do Amazonas – Funtec (AM)
  • Fundação Universidade do Tocantins – Unitins (TO)
  • Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão (RS)
  • Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia – RTU (MG)
  • Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – Fundação RTVE (GO)
  • TV Assembleia (MG)
  • Fundação Padre Anchieta (SP)
  • Televisão Universitária Unesp (SP)
  • Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (MG)
  • Fundação Cândido Garcia (PR)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.