Claro tem alta de 5,4% na receita do primeiro trimestre: R$ 11,7 bilhões

Claro

A Claro encerrou o primeiro trimestre de 2024 com receita líquida de R$ 11,775 bilhões, alta de 5,4% na comparação com os primeiros três meses do ano passado, de acordo com balanço financeiro divulgado pela empresa na noite desta terça-feira, 16. 

Por outro lado, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) fechou com expansão de 10,2% na comparação anual, para R$ 5,2 bilhões. A margem Ebitda cresceu 1,9 pontos percentuais, de 42,2% para 44,1% no mesmo período. 

Entre os destaques da janela entre janeiro e março, a Claro comemora ter superado a marca de 10 milhões de assinantes na banda larga e alcançado um market share de 38% no 5G (veja mais abaixo)

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Móvel

O desempenho nos primeiros meses do ano refletiu aumento de 5,1% da receita com serviços – que corresponde ao maior volume do faturamento, com R$ 11,2 bilhões. Essa receita é separada entre:

  • R$ 6,2 bilhões relativos aos serviços móveis (crescimento de 8,5% no primeiro trimestre);
  • e outros R$ 5 bilhões da linha fixa (ligeiro aumento de 1,1%).

No caso da vertical móvel, a companhia destaca ter chegado a 87,7 milhões de clientes, com acréscimo líquido de 573 mil linhas portadas nos últimos 12 meses, além de 12,5 milhões de dispositivos 5G na sua rede, com 38% de share de mercado.

Dessa forma, obteve aumento de 3% no ARPU (a receita média por usuário) e redução do churn (a taxa de evasão).

De acordo com a operadora, houve crescimento de 8,7% no pós-pago, para 52 milhões de linhas. Já no pré-pago, a participação de mercado subiu 1,5 pontos percentuais nos últimos 12 meses, totalizando 35,6 milhões de linhas. 

Além dos serviços, a Claro ainda apurou elevação de 12,8% na receita líquida com aparelhos, para R$ 520 milhões no trimestre encerrado em março. 

Residências

Na parte de serviços residenciais, o balanço separado da América Móvil (dona da Claro) aponta que o crescimento trimestral de 1% na vertical foi o melhor resultado da vertical em sete anos. 

Houve crescimento da sua base de assinantes da banda larga pelo sexto trimestre consecutivo – nos três meses até março, foram 91,1 mil adições líquidas, o dobro do patamar registrado há um ano. Ao todo, a banda larga fixa tem mais de 10 milhões de assinantes.

Em banda larga fixa, a companhia diz ter 21% de participação de mercado, sendo 31% na banda larga de alta velocidade (a partir de 500 Mbps), fração que teve adição de 2 milhões de clientes na base anual. Além disso, a tele contabiliza 41,5 milhões de casas passadas (HPs) e, considerando todas as tecnologias (fibra e cabo), soma presença em 512 municípios do país.

Com a estratégia de entregar uma oferta mais completa em termos de conteúdo, a tele relata ter alcançado 42,7% de share em TV por assinatura em fevereiro. Na sua plataforma Video On Demand, foram 173 milhões de streamings no primeiro trimestre. 

"A base de clientes com a oferta convergente da Claro, que combina serviços residenciais e móveis, cresceu 6% em relação ao ano anterior, e segue sendo prioridade da companhia para fidelização da base e aceleração do crescimento da receita", diz a operadora.

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