Israelenses criam aplicativo de trânsito colaborativo

Uma pequena empresa israelense chamada Waze criou um aplicativo móvel homônimo de navegação no trânsito. Não seria nada demais, não fosse uma diferença importante em relação à maioria dos outros softwares de navegação disponíveis no mercado: o Waze é totalmente colaborativo. Até mesmo os mapas das cidades são construídos pelos usuários, conforme dirigem seus carros com o aplicativo ligado no celular. "O mapa de Tel-Aviv começou do zero", lembra o CEO da companhia, Uri Levine. Além disso, os próprios usuários enviam alertas sobre engarrafamentos, obras nas pistas, batidas policiais, dentre outras informações relevantes, tudo em poucos cliques. A velocidade de deslocamento das pessoas é calculada pelo software, o que permite ao servidor identificar onde estão acontecendo engarrafamentos e demarcar isso no mapa em tempo real.
O Waze foi lançado ano passado e está disponível nas plataformas Android, Symbian, Windows Mobile e iPhone. Há 300 mil usuários em Israel, 200 mil nos EUA e 200 mil no resto do mundo. Na América Latina a Waze firmou parceria com a empresa equatoriana Location World, na tentativa de divulgar o serviço na região.
O download e o uso do serviço são gratuitos. O usuário paga apenas à operadora pelo tráfego de dados. Segundo Levine, a Waze pretende ser remunerada no futuro com a venda de informações sobre o tráfego para empresas. Ou mesmo com a venda dos mapas que seus próprios usuários estão ajudando a construir.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!