A cobertura nacional e a antecipação de serviços da rede 3G devem garantir à Claro fidelidade dos clientes de sua base de assinantes frente à portabilidade numérica, que começa em agosto em algumas regiões. O diretor de marketing da operadora, Erik Fernandes, aponta alguns pontos de vantagem da Claro frente à concorrência: cobertura nacional e níveis tarifários agressivos. ?A base dessa indústria é a inovação. Temos presença em diversas regiões com nossa rede 3G à frente de outras operadoras?, diz o executivo.
Outra estratégia para reter o cliente é o investimento no atendimento. ?Vemos a portabilidade como uma grande oportunidade?, diz Fernandes. Segundo o executivo, muitos clientes de aparelhos pré-pagos, têm até dois chips para ir trocando de operadora conforme a oferta de tarifas. ?A portabilidade vai tornar esse processo mais simples porque o cliente poderá manter o mesmo número?, diz.
O objetivo da Claro, segundo do executivo, é ofertar um conjunto de serviços para fidelizar o cliente e o 3G é o caminho para criar esse portal de serviços. ?A banda larga móvel e a videochamada são grandes chamarizes de serviços?, completa. A oferta de aparelhos subsidiados e planos tarifários competitivos vão continuar fazendo parte da estratégia da operadora.
Portabilidade numérica