Transit inicia testes de rede PHS em cinco cidades

A Transit Telecom começa em abril a testar sua rede wireless PHS (Personal Handy-phone System) com 600 usuários nas cidades de São Paulo, Indaiatuba e São Carlos no Estado de São Paulo; e Belo Horizonte e Betim, em Minas Gerais. ?Em um ano vamos ampliar o serviço para todos os 77 pontos de presença da Transit no País?, explica o vice-presidente de tecnologia, Alexandre Alves. A empresa, que investiu US$ 25 milhões na rede, iniciou os primeiros testes dos equipamentos da ZTE, os chamados cell-sites, no mês passado.
A Transit tem licença de STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada), requereu da Anatel o uso da faixa de 1,9 GHz nas cinco cidades e espera estender o serviço para toda a sua área de cobertura, com a meta de alcançar 500 mil assinantes em três anos nos mercados residencial e corporativo.
Será a primeira rede PHS a operar no País. O sistema já é bastante popular nos países asiáticos com 80 milhões de usuários na China e 40 milhões no Japão, onde cobre 90% do território. Na América Latina existem operações no Chile pela Telesur, além da Bolívia e Venezuela.

Notícias relacionadas
O diferencial do serviço, segundo Alves, é o baixo custo se comparado à rede celular. ?Não optamos pelo WiMax quando do lançamento dos leilões e agora essa decisão pelo PHS mostrou-se acertada?, diz Alves. Segundo o executivo, a rede PHS oferece equipamentos bem mais baratos que os exigidos pelo WiMax, que hoje estão inflacionados no mercado mundial. Outro diferencial é a qualidade de voz com canal de áudio de 32K comparado a 12K da rede celular.
A operação PHS vai complementar a cobertura da Transit no País inclusive para o sistema Skype-in, da Skype, que usa a rede da operadora para o recebimento de chamadas no País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!