Estudo aponta 10 milhões de usuários banda larga em 2010

Previsão trazida pelo indicador ?Barômetro Cisco de Banda Larga?, patrocinado pela pela Cisco Systems em parceria com o IDC Brasil, sugere que o país terá 10 milhões de conexões em banda larga em 2010 e uma taxa de penetração de 5,1%. Em sua primeira versão, o indicador mostra que, em setembro de 2005, o Brasil contava com 3,5 milhões de conexões em banda larga, com uma penetração de 1,9%, uma das mais baixas da América Latina e do mundo. Para o presidente da Cisco, Rafael Steinhauser, é fundamental a difusão da tecnologia para promover o crescimento econômico sustentável e a produtividade.
O estudo destaca que, do total de usuários de banda larga no Brasil, 84,3% são residenciais e a tecnologia de banda larga mais utilizada, com 82,1%, é a DSL. A velocidade média é de 375 kbps e a tendência tecnológica no País é a adoção do VoIP, enquanto nos Estados Unidos é a IPTV. Na Ásia, exceto o Japão, a tecnologia mais utilizada é a FTTH (Fiber to the Home, ou fibra óptica como infra-estrutura de última milha).
O anúncio do Barômetro contou com a presença de Rogério Santanna, Secretário de Tecnologia e Logística do Ministério do Planejamento e Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. ?A implementação nacional de uma infra-estrutura de banda larga na administração pública vai promover a eficiência dos serviços públicos oferecidos, sendo capaz de impactar o PIB em até 1,5%?, afirma. A análise será publicada a cada trimestre, como forma de mapear o número de acessos em banda larga por geografia, tipo de acesso, velocidade e segmento de mercado.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!