TIM instalará small cells em postos da rede Ipiranga

Visando expandir sua estratégia de small cells, a TIM anunciou nesta quarta-feira, 15, uma parceria com a rede de postos de combustíveis Ipiranga para instalar as antenas no País. De acordo com o presidente da operadora, Rodrigo Abreu, a ideia é aumentar a capilaridade, mas há problema com regulação e licenciamento. "O acordo é interessante porque possibilita uma única negociação para o País inteiro e é uma experiência de uso real de small cells", disse ele em conversa com jornalistas após apresentação na Futurecom. Mas ele reclama: "Agora, para ser massificado, ser expandido, é absolutamente necessário tratar de licenciamento e de taxa de fiscalização".

Notícias relacionadas
Essa expansão da estratégia de redes heterogêneas (HetNet) da TIM continua tendo como fornecedores empresas como Alcatel-Lucent e Huawei. O processo de instalação de small cells nos postos já começou, mas ainda não foi definida a extensão do projeto. "Ainda estamos em discussão de roll-out dos acordos, então não tem um número de postos ainda, mas vai ser grande", garantiu.

Segundo Abreu, o problema regulatório é que as taxas de fiscalização das small cells (que não são beneficiadas pela desoneração do Fistel por terem potência acima de 1 W) são proibitivas. "Hoje uma small cell cobre uma área que varia de sete a dez vezes menos que uma macro, dependendo da capacidade e da configuração de potência e série de parâmetros técnicos. Se você imaginar que vai ter dez vezes mais small cells para uma determinada cobertura equivalente (a de uma macro) e ter que pagar dez vezes mais imposto que uma macrocélula, obviamente isso é um empecilho econômico", declara.

Outro problema é o licenciamento. O presidente da TIM explica que esse processo para qualquer célula, independente do tamanho, leva tempo demais. "Para cada uma small cell, que tem o tamanho de uma caixa de pizza e não tem necessidade de infraestrutura, você tem que passar por licenciamento de mais um ano, e isso inviabiliza".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!