Google batiza Android 5.0 como Lollipop e apresenta Nexus 6

A versão 5.0 do Android foi finalmente batizada: vai se chamar Lollipop, seguindo a tradição de ter o nome de um doce cada vez com uma letra nova, de acordo com a ordem alfabética (os dois últimos foram o KitKat e o Jellybean). O primeiro aparelho a ter o novo Android será o Nexus 6, fabricado pela Motorola, também apresentado nesta quarta-feira, 15.

Notícias relacionadas
O Android Lollipop traz uma nova interface, batizada de "material design", que facilita a navegação entre janelas de aplicativos abertos, que deslizam em um carrossel na vertical. Outra novidade é a integração com múltiplos aparelhos, como smartphones, tablets, relógios conectados ou mesmo automóveis: músicas, fotos, apps e buscas recentes feitas em um device aparecem nos outros do mesmo dono.

As notificações agora são exibidas na tela bloqueada e o usuário tem maior controle sobre elas, determinando quais são prioritárias e quais não. Passa a ser possível responder mensagens diretamente da tela bloqueada. Além disso, se estiver usando um relógio conectado com Android Wear, o aparelho não vai demandar senha para ser aberto, pois entenderá que se trata do próprio dono.

Com o Lollipop, os aparelhos passam a poder ser acessados por múltiplos usuários, basta digitar seu login e senha do Google. Desta forma, torna-se possível acessar sua lista de contatos e mensagens no telefone de outra pessoa. Também é possível emprestar o telefone em um modo de "visitante", o que significa que a pessoa consegue usar o aparelho, mas sem ver seu conteúdo. Foi criada por fim a função de travamento de tela: assim, ao passar o telefone para um amigo, este acessa somente o conteúdo ali exibido. Outra novidade é que o assistente por comando de voz passa a ser acessível mesmo se a tela estiver apagada: basta dizer "ok google".

Há várias outras funcionalidades, com melhoras em áreas como conectividade e câmera. A lista completa está disponível no site oficial do Android.

Nexus 6

O primeiro aparelho a ter o Android Lollipop será o Nexus 6, fabricado pela Motorola, cujas especificações foram reveladas nesta quarta-feira, 15. Confirmando os rumores das últimas semanas, ele será um phablet, com tela de 5,96 polegadas e resolução de 2560 X 1440, o que dá uma densidade de 493 ppi. Ele virá com processador Qualcomm Snapdragom 805, um quadcore de 2,7 GHz; 32 ou 64 GB de memória interna; 3 GB de RAM; câmera traseira de 13 MP e frontal de 2 MP; e bateria de 3220 mAh. A conectividade será 4G (LTE) em diversas bandas, incluindo a 28, que será usada pelas redes brasileiras em 700 MHz. O aparelho é compatível com novo padrão de Wi-Fi: 802.11ac. Entre os sensores, além dos tradicionais giroscópio, acelerômetro e GPS, o Nexus 6 terá um barômetro, tal como o iPhone 6, e também um sensor de luz ambiente.

O Nexus 6 começará a ser vendido em novembro nos EUA. A versão de 32 GB custará US$ 649. As pré-vendas serão abertas no fim de outubro, através da loja do Google e das principais operadoras norte-americanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!