Anatel propõe exigência de carregador USB tipo C para celulares

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou nesta terça-feira, 28, a Consulta Pública 45/2022, que apresenta a proposta de exigência de carregadores com padrão USB tipo C para novos telefones celulares homologados no Brasil.

Segundo a agência, a proposta se baseia em recente padronização realizada na União Europeia. O USB tipo C foi escolhido por ser amplamente utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida, ao abrigo da série de normas europeias EN IEC 62680-15. Uma comissão de parlamentares dos EUA também solicitou ao departamento de comércio estadunidense a adoção de abordagem similar à europeia.

A Anatel entende que a harmonização teria impacto positivo ao limitar custos desnecessários ao consumidor, mitigar o lixo eletrônico e restaurar a certeza do processo de compra de novos eletrônicos por meio de definição de padrão de carregadores. A medida atingiria diretamente a Apple, que utiliza o cabo lightning em dispositivos.

Notícias relacionadas

A proposta da área técnica da Anatel está disponível para contribuições até o dia 26 de agosto. Caso adotadas, as novas regras passariam a valer em 2024 e seriam aplicáveis apenas aos telefones móveis e carregadores homologados a partir da entrada em vigor do ato. Os equipamentos homologados previamente não precisarão se adequar aos novos requisitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!