Governo lança 'Câmara Agro 4.0' para IoT no campo

Foi lançado em cerimônia na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) nesta quinta-feira, 15, o grupo "Câmara Agro. 4.0", iniciativa criada para discutir estratégias de implantação de conectividade e tecnologias digitais focadas em Internet das Coisas nas áreas do campo. O grupo interministerial terá a frente os ministérios da Agricultura (MAPA) e MCTIC, mas terá a participação de outros órgãos, de pesquisadores e de associações e empresas do setor no País.

A Câmara terá como pauta de trabalho o fomento para aquisição de tecnologias inovadoras e difusão de tecnologias. O tema da inclusão digital na área do campo para fortalecimento da agricultura foi discutido durante a 5ª Reunião de Ministros de Comunicações dos BRICS. "Precisamos incentivar novas empresas, startups, para aumentar cadeia produtiva dentro da área do agronegócio", disse o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, à Agência Brasil.

A capacitação e formação dos trabalhadores do campo também está na agenda de trabalho da Câmara lançada hoje. Isso porque a partir do momento em que essas novas tecnologias forem implementadas, será necessária a qualificação de pessoas para o seu manuseio, e isso envolve tanto a operação quanto a extração e tratamento das informações obtidas a partir do seu uso.

Notícias relacionadas

Plano Nacional de IoT

A "Câmara Agro 4.0" está vinculada ao Plano Nacional de Internet das Coisas, lançado em junho pelo Executivo. A agricultura foi elencada como uma das quatro áreas prioritárias, juntamente com cidades inteligentes, indústria e saúde. A intenção da iniciativa é detalhar as políticas públicas que serão desenvolvidas para o campo. O documento, foi elaborado ainda no governo Michel Temer. Confira aqui o  decreto presidencial nº 9.854, que institui o plano.(Com informações da Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!