Samsung adquire SmartThings, plataforma de automação residencial

A Samsung anunciou na noite da quinta-feira, 14, a aquisição da plataforma aberta de Internet das Coisas (IoT) SmartThings, por um valor não revelado. A transação inclui absorver a divisão inteira responsável pela solução, que é da empresa norte-americana de Washigton, Physical Graph, e suporta um ecossistema aberto para desenvolvedores para conexão de dispositivos e aplicativos à nuvem.

Notícias relacionadas
A plataforma permite controlar o ecossistema de coisas conectadas por meio de um aplicativo único e suporta mais de mil dispositivos e oito mil aplicativos criados pela comunidade de inventores e desenvolvedores vinculada à Physical Graph. O objetivo da fabricante sul-coreana é claro: melhorar seu portfólio de soluções para IoT, em especial para casas conectadas. A Samsung garante que manterá a plataforma aberta.

A área da SmartThings continuará a ser dirigida pelo CEO, Alex Hawkinson, e será incorporada ao Samsung Open Innovation Center (OIC). Por conta disso, a operação da empresa de IoT mudará para a região do Palo Alto, na Califórnia.

De acordo a Analysys Mason, o valor do negócio é estimado em US$ 200 milhões. Os analistas Cesar Bachelet e Patrick Rusby afirmam que, com a nova aquisição, a Samsung ganha um ecossistema de casas inteligentes (smart homes) conectando dois negócios: o de eletrônicos de consumo (smartphones, tablets e TVs) e o de eletrodomésticos (geladeiras, lavadoras de roupas e outros). A companhia ressalta ainda que isso coloca a sul-coreana em vantagem, já que Apple e Google não possuem presença em eletrodomésticos, enquanto a rival LG não teria ainda a presença forte em mercados de smartphones e tablets.

Vale lembrar que a Samsung é uma das empresas de tecnologia (além de Intel e Broadcom) participantes do Open Interconnect Consortium (OIC), que visa definir padrões para interoperabilidades entre objetos na IoT. Esse consórcio é apenas uma das várias alianças recentemente anunciadas envolvendo a indústria do setor: há ainda a AllSeen Alliance (composta por LG, Panasonic, Qualcomm e Cisco); o Industrial Internet Consortium (IIC), composto por AT&T, Cisco, IBM, Intel e General Electric; e uma parceria entre AT&T e IBM voltada para cloud, analítica e segurança das comunicações máquina-a-máquina (M2M) e smart cities.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!