A brasileira Leucotron, fabricante de PABX IP e soluções de telecomunicações para pequenas e médias empresas (PMEs) já conseguiu suas primeiras homologações de produtos para serem comercializados no México. A empresa anunciou a expansão de sua atuação internacional para o país em junho e está finalizando a fase de treinamentos com a empresa parceira que cuidará da venda, instalação e manutenção de seus produtos por lá. "Os primeiros produtos já foram homologados pelo regulador mexicano e estamos aguardando o término do processo, porque vamos comercializar lá toda a família de produtos PABX IP Ision, que é grande. Os resultados mesmo só no fim do ano ou no começo do ano que vem", conta o diretor de negócios da Leucotron, Antônio Cláudio de Oliveira. "Há uma oportunidade boa de entrar nesse mercado com produtos brasileiros com soluções de alto valor agregado, não apenas focados em preço", detalha.
A família Ision é composta de soluções de PABX IP modulares híbridas, que combinam o mundo TDM e IP e atendem PMEs que necessitam de até 600 portas. "Com isso atendemos mais de 90% dos clientes corporativos do mercado, tanto no Brasil quanto no exterior", garante o executivo. A solução de PABX IP também oferece recursos que integram mobilidade, transformando o celular em uma extensão do ramal corporativo através de um app instalado no smartphone, além de soluções inteligentes para redução de custos em telecomunicações.
O México é o segundo país da América Latina a contar com um parceiro para distribuição de suas soluções. O primeiro foi a Colômbia, onde a empresa já atua há dois anos. "No México estamos ainda em fase inicial, treinando nosso parceiro. A ideia é transmitir nossos valores, para que não seja apenas um representante, mas que seja a Leucotron no país dele". Oliveira não abre números, mas garante já ter clientes importantes na Colômbia, como uma fabricante de automóveis e o portal Terra.
A estratégia de internacionalização da Leucotron é chegar a esses países com parceiros locais de venda e suporte técnico, "algo muito parecido com o que já temos no Brasil", conta Oliveira. A empresa, com sede em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, possui uma fábrica com 180 pessoas e mais de 300 parceiros no Brasil, que funcionam como braços técnicos e comerciais.
Para 2014, a Leucotron espera ampliar seu faturamento entre 10% e 15%. "O ano passado não foi legal, mas esse ano tudo leva a crer que não só vamos atingir a meta, mas podemos até mesmo superá-la", estima Oliveira. "Temos tido sucesso relevante em diversas verticais de mercado, especialmente a hoteleira e a de saúde", detalha. Nessas verticais, a estratégia da Leucotron é integrar as soluções de PABX com softwares de gestão hoteleira e hospitalar. A empresa tem mais de 120 mil clientes no Brasil, somando cerca de dois milhões de usuários de suas soluções no País.