BrT consegue liminar contra suspensão de vendas em Goiás

O Procon de Goiás conseguiu manter por cinco dias, dos 10 previstos inicialmente, sua decisão de suspender as novas habilitações de linhas fixas e móveis pela Oi/Brasil Telecom no estado. Na última quarta-feira, 10, a 2ª Câmara do Tribunal de Justiça de Goiás concedeu liminar em favor da concessionária, permitindo a retomada das vendas. Extraoficialmente, a Brasil Telecom já teria recomeçado a venda de aparelhos em alguns pontos do estado. A decisão liminar, no entanto, ainda não foi amplamente divulgada.
Segundo informações da 2ª Câmara, não há registros de que as partes já tenham sido notificadas. Assim, até o momento, não há informações de que o Procon/GO tenha tomado conhecimento da decisão em favor da BrT. Talvez por isso, a entidade tenha comemorado nesta segunda-feira, 15, que a concessionária teve dois pedidos negados pela Justiça envolvendo a suspensão das novas habilitações.
Na primeira instância, a BrT teve seu pedido de liminar negado pela juíza Elizabeth Materia da Silva, da 1ª Fazenda Estadual. Na decisão, do dia 9 de junho, um dos argumentos usados para indeferir o pedido é que não haveria "ameaça real e iminente" ao direito da empresa. Na mesma terça-feira da semana passada, a concessionária sofreu mais uma derrota, desta vez no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Notícias relacionadas
A BrT entrou com um pedido de habeas corpus preventivo em favor de 34 funcionários alegando essas pessoas estavam "na iminência de sofrer constrangimento ilegal" pelo fato de o Procon declarar suas prisões caso continuassem habilitando telefones, argumentando "delito de desobediência". No entendimento do ministro Og Fernandes, o habeas corpus não serve para a solução de questões como o crime de desobediência. Além disso, a intimação por desobediência não significa cerceamento da liberdade. O mesmo entendimento foi usado pelo tribunal federal que já havia negado o pedido.
Próximos passos
Com ou sem liminar, o prazo de 10 dias vence às 18h desta segunda-feira, 15, e o Procon já não tinha intenção de prorrogar o prazo da suspensão das habilitações. Segundo a coordenação da entidade, o plano é aguardar o envio pela Anatel dos dados sobre as vendas que tenham sido realizadas durante a vigência da decisão. Cada habilitação confirmada será punida com multa de R$ 5 mil.
O Procon/GO também aguarda a apresentação da defesa da BrT no processo em curso no órgão de defesa do consumidor, o que até agora não foi feito. De posse desses dados, a entidade poderá analisar a necessidade de exigir uma nova suspensão das vendas ou, até mesmo, a interdição da concessionária no estado. A interdição é uma medida que jamais foi tomada pelo Procon/GO e significaria o lacramento das lojas da empresa. A decisão do Procon foi tomada por conta do crescente índice de reclamação contra a concessionária, que lidera o ranking do órgão de defesa do consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!