Campanha alerta para golpe da falsa chave PIX em meio a doações ao RS

Imagem: Vecstock/Freepik

A Anatel e parceiros estão iniciando nesta quarta-feira, 15, uma campanha emergencial do Movimento #FiqueEsperto para alertar sobre golpes da chave PIX falsa em meio à mobilização da sociedade para apoio à população do Rio Grande do Sul, após as enchentes que atingiram o estado.

"Criminosos estão se aproveitando da solidariedade para aplicar golpes, alterando a chave PIX quando propagam campanhas de órgãos, instituições e empresas", relata a agência. Assim, uma mensagem informativa será enviada via SMS pelas prestadoras de telefonia móvel à população e será divulgada nas redes sociais da Anatel e demais parceiros.

O objetivo é alertar sobre os cuidados que se deve ter ao realizar doações às vítimas – orientando que, antes da doação, sejam verificados os dados bancários do destinatário. Também serão fornecidas dicas sobre leitura segura dos QR Codes e verificação de linhas pré-pagas ativas por CPF, por meio do Portal de Consultas cadastropre.com.br.

Notícias relacionadas

O Movimento #FiqueEsperto tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital.

A campanha emergencial por conta do RS ocorrerá em complemento às divulgações já iniciadas no começo de maio, e que tratam dos cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações de telemarketing, solicitações por meio de mensagens de texto enviadas por números desconhecidos e tentativas de golpe da falsa central do 0800.

Além da Anatel, outras 13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto: TelComp; Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Abranet; Abrint; Associação NEO; Banco Central ; câmara– e.net; CGI.br; Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Febraban; Internet Society; NIC.br; Conexis; Proteste e WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!