TIM também fará testes com Alcatel, Nokia e Nortel

De acordo com o presidente da TIM Brasil, Mario Cesar Araujo, a operadora e o Telecom Americas farão testes de compartilhamento de redes com a Nokia, Alcatel e Nortel. Segundo ele, as operadoras querem avaliar possibilidades de uso comum de equipamentos de todos os fornecedores disponíveis, para assegurar sua extensão para qualquer rede GSM, já instalada ou a ser instalada futuramente. Os equipamentos da Siemens e Ericsson, responsáveis por partes das redes tanto do Telecom Americas quanto da TIM Brasil, já foram aprovados, em testes concluídos em abril.
Segundo Araujo, a realização de experimentos com outros fornecedores será discutida levando-se em conta as necessidades e os cronogramas de cada uma das operadoras. ?O compartilhamento de rede é algo mais demorado do que o compartilhamento de sites. Envolve procedimentos operacionais internos nas empresas?, explica o executivo.
Na avaliação do presidente da TIM Brasil, o compartilhamento poderá ser uma alternativa para que as operadoras com licenças nas bandas D e E possam aumentar mais rapidamente suas coberturas GSM e reduzir Capex para ganharem mais competitividade em relação às operadoras CDMA. Nesta linha, ele admite o interesse de unir esforços também com a Oi. Com a Brasil Telecom, ainda não há nenhuma perspectiva de entendimentos, por enquanto, uma vez que a operadora ainda não obteve sinal verde da Anatel (a empresa ainda não teve aprovadas as metas de universalização) para operar suas autorizações de SMP, afirma Araujo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!