Hughes fornece rede privativa LTE para Eneva no Maranhão e Amazonas

Usina da Eneva recebe internet com a infraestrutura da Hughes

A operadora de gás natural Eneva firmou uma parceria com a operadora de satélites Hughes no Brasil. O projeto prevê a cobertura em usinas nos municípios de Santo Antônio dos Lopes (Maranhão) e Silves (Amazonas).

De acordo com as empresas, a ideia vem da necessidade da Eneva de integrar as operações da sua usina de gás natural de "Parnaíba", no Maranhão e "Azulão", na região amazônica. Para isso, a solução foi desenvolvida sob medida, verificando aspectos como o local de instalação da torre, capacidade e velocidade da conexão, infraestrutura, tecnologia e topologia.

A solução tem o sinal transmitido por torre 4G exclusiva, instalada na área definida pela usuária. No caso da Eneva, o contrato prevê a oferta dessa solução para as operações nas usinas. 

Notícias relacionadas

"Este projeto foi concebido para suprir as dificuldades de comunicação em localidades remotas com acesso precário ou sem acesso a telefonia celular pública, habilitando uma rede de dados wireless/móvel mais robusta e de longo alcance para complementar a rede existente, aumentando a abrangência de comunicações e produtividade com segurança", explica João Areias, gerente de operações de TI da Eneva.

Com a rede privativa LTE, os colaboradores passam a contar com canal exclusivo para comunicação e um aplicativo VOIP para a interconexão com a rede pública, gerando ganho de agilidade e eficiência. Entre os benefícios, está a possibilidade de automatizar máquinas e processos. A Eneva pretende no futuro utilizar também a rede para permitir visibilidade e rastreamento de dispositivos (IoT) das operações.

Integradora

Por outro lado, além de prover a tecnologia e a infraestrutura para a rede LTE, a Hughes tem o papel de integradora de serviços, gerenciando fornecedores, problemas de conexão e fazendo o acompanhamento de visitas técnicas e liberação de frequências junto à Anatel. 

"É um projeto complexo, principalmente por causa dos requisitos de segurança e dos trâmites burocráticos, e que a Hughes consegue agilizar ao centralizar as ações e atuar como uma integradora técnica, operacional e administrativa da rede, o que libera o cliente para se concentrar no core do próprio negócio", diz o presidente da Hughes do Brasil, Rafael Guimarães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!