Goiás distribuiu 410 mil chips na rede pública de ensino em 2023

(Foto: Comunicação Setorial da Seduc/GO - Alexandra Rita)

No âmbito do programa estadual Conectividade Móvel, o governo de Goiás atingiu a marca de 410 mil chips de Internet e 28 mil tablets distribuídos a estudantes de todo o estado em 2023. Os recursos estão sendo entregues aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das redes públicas estadual e municipais de educação.

Segundo o governo de Goiás, foram investidos até o momento R$ 83 milhões na iniciativa, que teve início neste ano. Desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Educação, o Conectividade Móvel tem como objetivo garantir o acesso tecnológico a estudantes e professores em situação de vulnerabilidade social e/ou oriundos de comunidades quilombolas e indígenas.

Notícias relacionadas

Solução

Além de promover a inclusão digital, o programa conta com uma tecnologia desenvolvida no Brasil para dar efetividade e segurança ao ensino híbrido, combinando atividades em sala de aula com reforço e nivelamento de conteúdo em casa.

O chip recebido pelos alunos é a porta de acesso para um ambiente de ensino gerenciado pelos profissionais da educação. Os alunos são conduzidos a uma trilha de aprendizado individualizada, com controle de desempenho, assiduidade e tarefas, e só conseguem navegar nos endereços web permitidos pela gestão escolar. Isso só é possível devido a um filtro de conteúdo hospedado na "nuvem", inviolável ao contrário dos similares instalados nos dispositivos.

"Anteriormente, os governos usavam chips convencionais e sistemas de bloqueio de conteúdo instalados nos aparelhos. Com isso, os estudantes podiam facilmente burlar o sistema e usar o pacote de dados custeado pelo poder público para outros fins, como consumir conteúdos de entretenimento", diz Rivaldo Paiva, CEO da Base Mobile, startup de Pernambuco responsável pelo desenvolvimento da solução.

"Com essa nova tecnologia, de fato, podemos assegurar o bom uso do recurso público e que crianças e adolescentes não tenham acesso a conteúdos inadequados e nocivos, como os que propagam a violência no ambiente escolar."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!