Campina Grande inicia piloto de luminária 5G ao lado de ecossistema de fornecedores

O município de Campina Grande (PB) reuniu um ecossistema de fornecedores e a Brisanet para a ativação de uma luminária 5G que vai basear piloto de iluminação pública inteligente, monitoramento e conectividade na cidade.

O projeto foi desenvolvido a partir de modelagem jurídica desenvolvida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). No formato, uma luminária integrada pela empresa israelense Juganu, equipada com small cell da fabricante da rádio Airspan e plataforma da Qualcomm é oferecida para adoção por cidades.

Em Campina Grande, também participaram do projeto piloto a V.tal (conectividade da luminária com fibra óptica), a Padtec e Trópico (em parceria para o core 5G) e a Motorola (fornecimento de smartphones). Já a Brisanet foi apontada em comunicado da ABDI como a operadora que será responsável pela rede móvel de acesso 5G.

Notícias relacionadas

Atração

Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Laryssa Almeida apontou que o interesse da cidade é justamente atrair operadoras para a exploração da infraestrutura, o que poderia antecipar a chegada do 5G na cidade. O município pretende expandir o projeto, em processo que está sendo discutido ao lado dos parceiros.

Pelo cronograma do 5G, Campina Grande pode ter espectro de 3,5 GHz liberado no meio de 2023, mas com a obrigação de ativação do serviço pelas operadoras vencendo apenas em 2026. Segundo Almeida, contudo, o uso de outras faixas de frequência está sendo avaliado para suportar a solução. Zonas de universidades, hospitais e prédios públicos são visadas para o atendimento.

Além da antena 5G, a luminária inteligente recebida pela cidade e instalada no gabinete do Prefeito conta funcionalidades como sistema de gestão de iluminação, câmera que poderá ter recursos de identificação facial e demais softwares analíticos para monitoramento. O equipamento ainda poderá habilitar WiFi comunitário para a população, também a partir de plataforma Qualcomm.

Antes de Campina Grande, Curitiba, Sorocaba (SP) e Araguaína (TO) adotaram as luminárias promovidas pela ABDI. A agência e a Juganu atuam em parceria há quase cinco anos, ao passo que a empresa israelense também é parceira de longa data da Qualcomm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!