Não há receita de bolo para regular mercados, alerta agência do Equador

São muitos os desafios para os operadores de rede na América Latina, além da crescente demanda por dados e a concorrência de serviços over-the-top (OTT) há ainda a necessidade de massificar e universalizar a conectividade em áreas sem atratividade econômica. E, como aponta do superintendente de telecomunicações da SUPERTEL, a agência reguladora do Equador, Fabian Jaramillo Palacios, não há uma receita de bolo para os reguladores. "Não há receita única. A consolidação com quatro operadores que deu certo nos Estados Unidos não pode ser replicada em todos os mercados, como a Europa ou América Latina. O regulador deve ter em conta as características especificas de seu país. Na América Latina precisamos de uma ação regulatória que permita uma maior implementações de rede e mais inclusão", diz Palacios. O presidente da Anatel, João Rezende, concorda. "E para o regulador, quanto mais competição, melhor. Nos lugares em que houve consolidação os preços subiram muito rapidamente, e isso precisa ser avaliado. Muitas vezes os operadores ou o mercado financeiro querem que o regulador promova a consolidação, mas não partirá da agência reguladora medidas para consolidar o mercado", enfatiza. O executivo da Telefónica rebate: "A consolidação, obviamente, não deve ser impulsionada pelo regulador, mas também não se pode de antemão proibi-la, porque essa é uma realidade de mercado".

Notícias relacionadas
A consolidação também pode impulsionar a modernização das redes da região, na avaliação do presidente da Alcatel-Lucent para América Latina e Caribe, Osvaldo Di Campli. "Há muitas redes legadas, como centrais de classe 5, e que podem ser modernizadas com a consolidação porque os operadores vão buscar melhorar a eficiência operacional, além de otimizar os investimentos", diz.

O desafio de expansão de redes e inclusão digital é grande também no Brasil. "Temos um mercado muito grande em números de usuários de todos os serviços, mas ainda precisamos avançar muito para conseguir levar infraestrutura a áreas menos favorecidas como a região Norte. Por outro lado, a Anatel vem desenvolvendo mecanismos para não permitir concentração no mercado, como o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) e o sistema de vendas no atacado (SNOA) para incentivar pequenos provedores", comenta Rezende.

Para levar infraestrutura a essas áreas sem atratividade econômica, entretanto, é preciso um ambiente econômico propício para estimular investimentos. "Temos obrigação de levar a tecnologia à base da pirâmide e precisamos de uma regulamentação que nos permita chegar com os produtos adequados para essa camada da população. Precisamos de ambientes abertos, e não extremamente regulados", acrescenta o presidente executivo da Telefónica Colombia, Alfonso Gómez Palacio. O presidente da Empresa de Telecomunicaciones de Bogotá (ETB), Saúl Kattan Cohen, acredita, por sua vez, que os reguladores devem se focar nas ações para evitar posições dominantes e minimizar a implantação de infraestruturas paralelas, "o que não é eficiente". "Mas ainda há espaço para mais operadores na região", pondera o executivo da ETB.

Além dos fatores regulamentares, a criatividade e a inovação são citados por Di Campli. "A criatividade e a inovação são as chaves do sucesso na América Latina. Não é suficiente apenas aumentar a penetração da banda larga; é preciso criar novos serviços e adotar tecnologias de virtualização, originariamente do mundo de TI", comenta.

Os executivos participaram nesta terça, 14, da Futurecom 2014, em São Paulo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!