Anatel lança aplicativo para exibir informações de cobertura de serviço móvel

Pensando em oferecer ao usuário mais informações localizadas para conferir a cobertura e a qualidade do serviço móvel, a Anatel lançou nesta terça-feira, 14, um aplicativo para Android e iOS, o Anatel Serviço Móvel. O programa, desenvolvido pela Maisdoisx Tecnologia em Dobro com um investimento de R$ 70 mil, oferece dados como quantidade de estações radiobase (ERBs) por tecnologia e por operadora, além de mapas com a localização dessas antenas baseado no GPS do usuário.

Notícias relacionadas
O aplicativo exibe ainda um ranking de informações de voz e de dados, classificados com dois dos 13 índices regulamentados pela Anatel: acesso e taxa de queda. Colocando o smartphone na horizontal, é apresentado um histórico das informações, com um gráfico com quatro operadoras e um patamar. As informações serão atualizadas mensalmente pela própria agência, com base nos dados fornecidos pelas operadoras. O app tem ainda descrições de termos e das tecnologias para educar usuários.

A ideia que esta seja a primeira iniciativa, concebendo depois uma versão de interação entre o usuário e a Anatel. “Pretendemos, a partir deste primeiro, desenvolver outros aplicativos para facilitar contato de usuários com a Anatel, inclusive em relação à qualidade”, destacou o presidente da agência, João Rezende. Ele observa que a ideia "não é prejudicar a imagem da operadora ou de criar problema com isso, mas de dar direito ao usuário (de conferir a qualidade)".

Segundo o superintendente de controle de obrigações da Anatel, Roberto Pinto Martins, o aplicativo tem como objetivo levar as informações já divulgadas pela agência de uma forma mais amigável ao usuário. "Aqui, cria novo ambiente de interação entre o usuário e a forma com que a informação é apresentada, e você consulta a hora que quiser", diz ele, lembrando que há a possibilidade de acessar o conteúdo também em versão Web pelo celular, mas que esta não exibe histórico do usuário. "É uma espécie de prova de conceito", lembra Martins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!