Emnify adquire Cinco Telecom, MVNO do grupo J. Safra

Carlos Campos, da Emnify

Menos de um mês após a Emnify (provedora de conectividade M2M e IoT) estrear no Brasil, a empresa anuncia a aquisição da Cinco Telecom – operação de telecomunicações do Grupo J. Safra. Com isso, o grupo se tornou uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) autorizada no Brasil. Agora, a empresa está apta a operar serviços de comunicação móvel pessoal no País, sendo a primeira a trabalhar com a rede da Claro Brasil como prestadora de origem.

Em entrevista ao TELETIME News, o diretor-geral da Emnify no Brasil, Carlos Campos, disse que a escolha pela aquisição da empresa do J. Safra foi estratégica. "[A Cinco Telecom] é bastante estruturada do ponto de vista de licenças, acordos com a Claro e tem uma reputação intocável durante o tempo que operou junto da Anatel, com muita qualidade. Ela possuía esse acordo de atacado com a Claro e, obviamente, a licença de MVNO autorizada, que nos dá a possibilidade de entrar no País com muito mais velocidade, qualidade e com toda a força que a gente espera desse mercado, que ainda vai crescer bastante", contou Campos.

A expectativa de crescimento sobre o setor de Internet das Coisas é alimentado por algumas projeções positivas. Durante a entrevista, Campos mencionou um estudo realizado pela consultoria Transforma Insight, cuja previsão é de que as conexões IoT baseadas em celular no Brasil cresçam de 29 milhões (no final de 2022) para 69 milhões no final de 2027, uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 19,1%. "Pela primeira vez, em 2022, as MVNOs Autorizadas representaram mais de 60% do crescimento do mercado de IoT. Isto indica que os clientes estão abertos a novas alternativas e em busca de inovação", disse Campos.

Notícias relacionadas

Segmentos

O TELETIME perguntou ao diretor-geral qual é o segmento do mercado que ele acredita que deve compor a maior fatia da cartela de clientes da empresa inicialmente. "O Brasil tem um grande problema de logística. Esse problema advém do nosso principal modal que é o rodoviário. Somado a isso tem a questão, infelizmente, da segurança pública, que faz com que a resposta não seja diferente. Veículos leves e pesados e segurança: eu diria que é onde se concentrará a grande maioria do nosso atendimento", contou Campos. 

Apesar disso, a Emnify também planeja atender segmentos como meios de pagamentos, cidades inteligentes, saúde, agronegócio e mobilidade urbana. De acordo com a empresa, a companhia tem acesso direto a mais de 400 redes celulares em mais de 180 países, com acesso às redes de tecnologia 2G, 3G, 4G, 5G, LTE-M e NB-IoT

Entrada na América Latina 

A entrada da Emnify ao Brasil também é vista como a estreia do negócio da marca na América Latina. Isso porque, em janeiro de 2022, a empresa de investimentos One Peak deu financiamento série B de U$ 57 milhões (cerca de R$ 273 milhões) para que o grupo alemão pudesse iniciar a atuação no Brasil, além de acelerar a operação em outros mercados do globo. 

Apesar disso, até o momento não há um cronograma oficial para a entrada em novos países vizinhos ao Brasil. Mesmo assim, Carlos Campos contou à reportagem sobre a relevância da região para a Emnify. "A América Latina já responde, sem a gente estar aqui na região, por 20% dos ingressos da companhia no mundo", contou.

Serviços

Campos disse que o grande objetivo da Emnify é "tornar fácil que fabricantes de hardware e integradores embarquem conectividade IoT nos seus projetos". E não é a primeira vez que a empresa fala sobre isso. Quando estreou as operações no Brasil, a marca defendeu a seguinte proposta: "Com apenas um SIM Card, é possível criar produtos que podem se conectar com diferentes redes celulares em qualquer região do mundo. Assim, os negócios conseguem controlar, monitorar e automatizar dispositivos IoT em uma única plataforma".

"Estamos orgulhosos de ser o primeiro provedor de conetividade IoT nativo da nuvem a adicionar o Brasil à crescente lista de mais de 180 países onde atualmente oferecemos cobertura, construindo e cumprindo a promessa da SuperNetwork", disse Frank Stoecker, CEO da Emnify, em comunicado à imprensa na época. "Onde quer que você implante dispositivos IoT, a SuperNetwork fornece um conjunto consistente e completo de recursos superiores, incluindo gerenciamento de conectividade, insights de rede cruzada, segurança de dispositivos e dados e um conjunto completo de APIs, criando novos níveis de escalabilidade e reduzindo o atrito operacional."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!