PT também vai reduzir remuneração de acionistas

Assim como a Oi, a Portugal Telecom, que participa do bloco de controle da tele brasileira, também divulgou uma nova política de remuneração de acionistas. A PT divulgou nesta quarta, 14, que a política para os anos fiscais de 2013 e 2014 agora será exclusivamente de dividendos de 0,10 euro por ação, a serem pagos anualmente. Para efeito de comparação, em maio deste ano a PT pagou 0,325 euro por ação referente ao exercício fiscal de 2012.

Notícias relacionadas
Em comunicado, o board de diretores da companhia portuguesa declarou que permanece confiante na geração de fluxo de caixa e, devido ao atual ambiente macroeconômico e da necessidade de continuar a investir no desenvolvimento de seus negócios, o board decidiu "reforçar a prudência de sua estratégia financeira". Vale lembrar que a companhia vai receber menos dividendos da Oi, que também anunciou uma redução na remuneração a acionistas.

Como a operadora brasileira, a PT também tem praticado uma política de se desfazer de ativos: a companhia vendeu recentemente por US$ 411,6 milhões sua participação de 28% na operadora CTM, de Macau (China), o que ajudou o lucro líquido a quase quadruplicar no trimestre. O grupo português diz que essas ações reforçam o balanço do grupo e o aumento da flexibilidade financeira.

Resultados em queda

A receita da Portugal Telecom caiu 5,5% no segundo trimestre, totalizando agora 1,540 bilhão de euros. Considerando os seis primeiros meses do ano, a queda foi ainda maior: 7,5%, total de 3,092 bilhões de euros.

O EBITDA (lucro antes de juros, taxas, depreciação e amortização) foi de 490,6 milhões de euros no trimestre, queda de 1%. No primeiro semestre a queda foi de 5,8%, total de 2,075 bilhões de euros. O lucro operacional teve uma queda de 38,7%, totalizando 133,2 milhões de euros no segundo trimeste; e 306,5 milhões de euros na primeira metade do ano, recuo de 28%.

Por outro lado, o lucro líquido teve avanço de 280%, chegando a 257,3 milhões de euros graças à venda das ações da CTM. No comparativo semestral, o aumento foi menor, mas a PT ainda conseguiu dobrar o obtido em 2012, com crescimento de 130,7% total de 284 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!