Operação bloqueia mais de 200 sites e aplicativos de pirataria

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), uma operação deflagrada nesta terça-feira, 14, bloqueou mais de 200 sites e aplicativos voltados à pirataria audiovisual.

A 5ª fase da chamada Operação 404.5 contou com investigação e diligências de polícias civis de oito estados. Na etapa foram removidos 199 sites ilegais de streaming e jogos e 63 aplicativos de música, além de bloqueados 128 domínios e seis canais de aplicativo de mensagem.

A operação também culminou na prisão de onze pessoas: quatro em São Paulo, duas no Paraná, uma na Bahia e quatro em Minas Gerais. Ao todo, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados de Pernambuco, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e Rio de Janeiro. O objetivo foi o de localizar equipamentos como HDs internos e dispositivos informáticos utilizados na prática desses delitos.

Notícias relacionadas

"Alguns capturam o dado do usuário, que acha que está baixando de graça, mas está dando informações, que são utilizadas até para praticar fraudes online", afirmou o coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do MJSP, Alessandro Barreto, ao comentar a iniciativa.

Coordenada pelo MJSP, a Operação 404.5 segue diretrizes da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MIDC) e que visa promover maior segurança ao ambiente de propriedade intelectual no Brasil.

Apoios

A operação integrada contou com a colaboração da embaixada do Reino Unido no Brasil, por meio da Police Intellectual Property Crime Unit, do Instituto Nacional de Defesa da Concorrência e Propriedade Intelectual do Peru e de associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil – incluindo a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), a MPA America Latina, a Alianza (organização que visa combater a pirataria na América Latina) e a Entertainment Software Association (ESA), associação comercial da indústria de videogames nos Estados Unidos.

Iniciada em 2019, a Operação 404.5 contabiliza 1.974 sites bloqueados, 128 mandados de busca, 783 aplicativos bloqueados e 96 mandados de busca e apreensão. Ao todo, já foram executadas diligências em 69 cidades de 20 estados. Na quarta fase, a operação executou, pela primeira vez, investigação no metaverso.

Pirataria

"A pirataria causa R$ 15 bilhões de prejuízos por ano ao nosso País, com redução de impostos de R$ 2 bilhões por ano, e isso, naturalmente, são recursos que deixam de ser investidos na cultura, no audiovisual. Essa é uma resultante que, às vezes, parece ao consumidor e a quem faz uso de pirataria um caminho interessante, mas pirataria é crime e vai ser duramente combatida pelo Estado brasileiro", ressaltou o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, em coletiva de imprensa concedida na Sede do MJSP, em Brasília.

No Brasil, a pena para o crime de pirataria online é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Investigados podem ser indiciados, ainda, por associação criminosa e lavagem de capitais. (Com assessoria de comunicação do MJSP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!