Não é de hoje que o mercado de satélites se coloca diante do debate sobre uma eventual consolidação da indústria. Para o consultor da NSR, José del Rosario, que participou de debate sobre as perspectivas econômicas da indústria durante o primeiro dia de debates da Satellite 2023, que acontece esta semana em Washington, é cada vez mais provável que das quatro maiores empresas operadoras de satélite existentes hoje haja uma consolidação para pelo menos 3, podendo chegar em um futuro não muito distante a apenas duas. A NSR é uma das principais empresas de pesquisa e análises de tendência para o setor de satélites.
Isso deve acontecer, segundo ele, pela crescente concorrência de novas empresas, como a Starlink, controlada por Elon Musk, e a Kuiper, da Amazon, sem falar em um número ainda incerto de competidores que devem entrar no mercado de comunicação direta entre satélites e dispositivos. "Não vejo ainda lideranças definidas nesse mercado (de serviços diretos via satélite) e por isso acredito que haverá grande pressão sobre os operadores existentes, disse ele.
Para John Paul Hemingway, chief strategy and product officer da SES, qualquer tendência de consolidação só vai acontecer se houver algum benefício claro. "Não é porque as empresas têm caixa ou acesso a capital que elas devem sair comprando qualquer coisa.O movimento de fusões, quando acontecer, tem que ter uma lógica e ser bem fundamentado", disse, sem descartar o protagonismo que a SES pode ver a ter nesses processos.
Para ele, contudo, existe uma mudança significativa em curso, que é o fato de as empresas de telecomunicações terem voltado a olhar para o satélite como algo relevante em suas estratégias. "O satélite voltou a ser mainstream para as telcos", disse ele. Ele também vê um fortalecimento da indústria de satélites com os debates sobre a soberania de países sobre suas comunicações, algo que ganhou corpo com a guerra na Ucrânia e que parece ter mudado a mentalidade de diferentes governos. Hemingway participou de debate durante o primeiro dia da Satellite 2023, que acontece esta semana em Washington, EUA.