Embratel fornecerá capacidade satelital em cruzeiros no Caribe

Cruzeiro no mar. Foto: Pixabay

A Embratel anunciou nesta terça-feira, 14, parceria com a provedora de serviços de TI e telecomunicações Speedcast para fornecimento de capacidade em banda Ku para cruzeiros na região do Caribe. A conexão utilizará 198 MHz, que a operadora diz que equivale a cinco transponders e meio, para proporcionar banda larga a bordo dos navios, além de conexão entre as embarcações e o teleporto da Speedcast.

Para fornecer essa capacidade, a Embratel utilizará o Star One D2, satélite que ocupa a posição orbital 70º Oeste e cobre toda a América Latina e essa região do Caribe. Os serviços da operadora do grupo Claro serão oferecidos com suporte do centro de operações de satélites no teleporto de Guaratiba (RJ). 

De acordo com a empresa, a ideia é oferecer a capacidade para conexão à Internet para passageiros, incluindo para serviços de streaming. Mas também pode ser utilizada em "situações extremas e contratempos" para a tripulação poder ser comunicar rapidamente com o controle em terra. A companhia tem experiência em cobertura nas regiões marítimas, uma vez que presta serviços para embarcações de companhias do setor petrolífero, incluindo plataformas em alto mar. 

Notícias relacionadas

O Star One D2 foi lançado em julho de 2021, entrando em operação em outubro daquele mesmo ano, e é equipado com 28 transponders. Ele é o satélite escolhido para a migração do sinal de TV aberta satelital – a TVRO, ou TV parabólica, etapa necessária para liberar a banda C (faixa de 3,5 GHz) para o 5G. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!