Como as operadoras em Bolsa lidam com provisões para inadimplência

Tema que deve se tornar mais relevante com uma eventual piora a atividade econômica, as provisões para devedores com liquidação duvidosa entre operadoras de telecom listadas em Bolsa têm revelado estratégias diferentes em empresas como Brisanet, Desktop, TIM e Unifique.

As conclusões são de relatório sobre políticas de provisionamento elaborado pela área de pesquisa do BTG Pactual e ao qual TELETIME teve acesso. Enquanto a Desktop foi considerada a operadora mais conservadora em relação às reservas para inadimplência, a Brisanet foi vista como a mais agressiva.

"A Desktop dá baixa [não espera mais receber o dinheiro] em 100% de todos os recebíveis com mais 180 dias de vencimento e provisiona quase todos os recebíveis com mais de 30 dias de atraso (98%, para ser mais preciso). TIM e Unifique também têm níveis bastante elevados de provisões, cobrindo 78% e 86% de todos os créditos vencidos por mais de 90 dias, respectivamente", apontou o banco, a partir de informações de balanços do terceiro trimestre de 2022.

Notícias relacionadas
Provisões de recebíveis com mais de 30 dias de atrasoProvisões de recebíveis com mais de 90 dias de atraso Inadimplência como % da receita líquida
Brisanet16%20%3%
Unifique75%86%5%
Desktop98%193%4%
TIM62%78%3%
Vivo2%
No 3Q22. Fonte: BTG Pactual

Já a Brisanet estaria adotando abordagem diferente. "No terceiro trimestre de 2022, ela provisionou apenas 28% de seus recebíveis com mais de 180 dias de vencimento. As provisões também equivalem a apenas 20% dos recebíveis com mais de 90 dias de atraso. Tais níveis são muito mais baixos do que em outras empresas de telecom", sinalizou o banco, no relatório.

Ainda sobre a operadora cearense, a leitura é de que chama atenção a rapidez com que as provisões caíram: no segundo trimestre de 2021, 73% dos recebíveis com mais de 180 dias eram motivos de reservas. "Parece que a Brisanet decidiu manter as provisões estáveis em 3% da receita líquida, o que vemos como uma abordagem simplista para as contas a receber", afirmou o BTG.

Em caso de mudança na política de provisionamento, um efeito sobre a lucratividade da operadora é projetado. Caso a totalidade dos valores com inadimplência há mais de 180 dias se revertesse em provisões, a Brisanet poderia ter queda de 4,4% na margem, ou 2,2 pontos percentuais, calculou o relatório.

Por outro lado, a empresa teria apenas 3% da receita líquida identificada como valores em inadimplência. Similar ao da TIM e maior do que o da Vivo (2%), o indicador foi menor que os apontados por Unifique e Desktop (5% e 4%, na ordem).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!