Empresa de monitoramento prevê aumento de 50% da receita em 2009

A Veotex é uma empresa de Minas Gerais que lançou há três anos uma solução de vídeo-alarme chamada VIU (Veotex Image Unit). Em pouco tempo a empresa chamou a atenção da Andrade Gutierrez, que ano passado comprou seu controle acionário. Em 2008, a Veotex faturou R$ 14 milhões. Em 2009, a previsão é de crescer 50% e registrar uma receita bruta de aproximadamente R$ 21 milhões, informa o presidente da Veotex, Cláudio Gaspari.
O VIU consiste em um módulo que pode ser acoplado a qualquer câmera analógica e que é capaz de digitalizar e compactar imagens e transmiti-las via rede celular. A tecnologia de captação foi desenvolvida pela própria Veotex e consegue compactar quatro vezes mais que o MPEG4. "Conseguimos transmitir com qualidade de 10 quadros por segundo em redes GPRS e CDMA", relata Gaspari. O módulo tem entrada para sensores e vem sendo muito utilizado para fins de segurança patrimonial, acoplado a sensores infravermelhos de presença. Quase todas as operadoras celulares estão entre os clientes da Veotex usando o VIU para monitorar ERBs em áreas remotas.
Atualmente a empresa tem uma carteira com cerca de 100 clientes. Esse número deve chegar a 160 no ano que vem. Para tanto, a Veotex pretende expandir sua oferta para outros segmentos e aplicações. Gaspari cita, por exemplo, aplicações de monitoramento de encostas, com sensores sísmicos, e de monitoramento de nível d'água, com sensores em bóias. Há também a expectativa de começar a exportar a solução: testes estão sendo feitos no momento com uma operadora de telefonia na Bolívia.

Notícias relacionadas
Uma das utilizações mais inusitadas já feitas com o VIU foi a transmissão ao vivo de um campeonato de planadores realizado ano passado no interior de São Paulo. As câmeras estavam instaladas nos próprios planadores e as imagens foram transmitidas para o site da Oi, que era a patrocinadora do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!