TIM inaugura 101ª usina de energia renovável e supera meta para 2023

TIM Usinas de Energia Renovável
Foto: Mariana Di Pietro/Divulgação

A TIM divulgou nesta quarta-feira, 13, a superação de uma meta dentro de sua jornada ESG com o início das operações de sua 101ª usina de energia renovável.

A expectativa inicial da companhia, anunciada em maio, era ter 100 unidades até o fim de 2023. Localizada em Brasília, a nova planta amplia ainda mais o projeto de geração distribuída da operadora, que promove o abastecimento da rede com a utilização de usinas de fontes renováveis arrendadas de parceiros. 

Agora, a companhia chegou a uma produção que representa 54% do consumo total da empresa. Essa autogeração é complementada com aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável (I-RECs) para manutenção de seu patamar de 100% de energia limpa no seu consumo total. 

Notícias relacionadas

O VP de Recursos Corporativos da TIM, Bruno Gentil, explica que a ideia é depender cada vez menos dessa "complementação" via mercado livre e certificados, apostando na ampliação do número de usinas.

Atualmente, a TIM mantém usinas em 22 Estados e no Distrito Federal, com geração de 31,7 GWh mensais, o suficiente para abastecer 17,5 mil antenas. A operadora tem priorizado a energia solar, que representa cerca de 80% do total da planta, além de contar também com usinas hídricas e de biogás. 

São mais de 20 parceiros envolvidos, incluindo a Faro Energy, que opera mais de 40 usinas com a TIM, incluindo a recém-lançada em Brasília, com produção de 1.308 MWh/ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!