A procura por novas fontes de energia se tornou uma prioridade nos últimos anos, especialmente no âmbito empresarial. Ativa neste movimento, a Mhnet tem adotado práticas que ajudam a minimizar os impactos da ação humana no meio ambiente, como o uso de energia solar e a incorporação de veículos elétricos em sua frota.
O CEO da Mhnet, Patrick Canton, explica que essas ações representam alternativas ambientalmente amigáveis, em relação às fontes de energia convencionais. "A adoção de tecnologias sustentáveis traz grandes benefícios ao meio ambiente, mas também aprimora a eficiência operacional e a rentabilidade dos negócios. Empresas de diferentes setores têm adotado soluções como essa para minimizar sua influência ambiental enquanto maximizam a produtividade", complementa.
Energia Solar
Na região Sul do Brasil, o uso de energia fotovoltaica tem crescido exponencialmente. Com uma abundância de luz solar ao longo do ano, especialmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a energia solar se tornou uma solução viável e atraente para empresas que buscam reduzir a emissão de carbono e cortar custos operacionais.
A Mhnet, alinhada a esse movimento, consome aproximadamente 170.000 quilowatt-hora (kWh), sendo que mais de 30% desse consumo é produzido por seu sistema fotovoltaico, resultando em uma economia aproximada de 57.000 kWh. Além da redução de custos, a adoção de tecnologias sustentáveis traz grandes benefícios ao meio ambiente. Em maio, a energia gerada pelas usinas fotovoltaicas da Mhnet representou 80 toneladas de CO2 a menos na atmosfera, equivalente ao plantio de 500 árvores.
A expectativa é de que, nos próximos anos, a Mhnet consiga minimizar em 100% os efeitos do consumo de energia elétrica convencional, fortalecendo sua posição no mercado e impulsionando suas operações de maneira mais eficiente e sustentável.
Frota elétrica
O mercado de carros elétricos no Brasil está em rápido crescimento, impulsionado por fatores como a crescente conscientização ambiental, inovações tecnológicas, incentivos governamentais e a expansão da infraestrutura de recarga.
Até dezembro de 2023, a frota de veículos elétricos chegou a oito mil unidades nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, representando 40% do total em circulação no país. Segundo um estudo do ICCT Brasil, esse aumento pode reduzir em até 67% a emissão de gases de efeito estufa, melhorando a qualidade do ar, especialmente em áreas com alta concentração de veículos.
Inicialmente a frota elétrica da Mhnet será destinada à demandas administrativas, reafirmando o compromisso da empresa com a inovação responsável e um futuro mais limpo e sustentável. A Mhnet continuará buscando maneiras de reduzir seu impacto ambiental, impulsionando o progresso e a excelência em seus serviços.
Iniciativas como essas exemplificam um compromisso robusto com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Ao investir em tecnologias limpas e eficientes, a Mhnet não apenas fortalece sua posição no mercado, mas também contribui para um futuro mais sustentável, mostrando que é possível alinhar crescimento econômico e cuidado com o meio ambiente.