Anatel aprova regulamento que padroniza coleta de dados setoriais

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 13, a proposta do novo regulamento para a coleta de dados setoriais e também a revogação de diversos atos relacionados ao tema, nos regulamentos dos diversos serviços de telecomunicações. A medida, na opinião do presidente da agência, Leonardo Euler, é mais um passo na direção da simplificação regulatória e também significa redução de custos para as prestadoras de telecomunicações, uma vez que evitará a coleta de dados em duplicidade.

O relator, conselheiro Moises Moreira, explicou que, além da revogação de normas sobre a coleta de dados setoriais, o texto também estabelece alteração da portaria que trata da política de governança de dados da Anatel, ao estabelecer que é de competência do superintendente executivo a coordenação da coleta e também ao permitir a participação das empresas nas discussões sobre assuntos relativos ao tema.

O

Notícias relacionadas
relator também esclareceu que a nova norma estabelece prazo não inferior a 180dias para nova coleta. Porém permite a realização de coletas pontuais paraprocessos internos da agência, desde que seja consultada a Comissão de Gestãode Dados da Anatel. "Isso irá gerar maior racionalidade e celeridade nosprocessos de criação, codificação e eliminação de obrigações relacionadas aoenvio de dados setoriais pelos regulados", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!