(In)verdades em torno do 5G

Jayro Navarro Junior, Diretor de Contas de Telecomunicações da Intel

O surgimento de novas tecnologias sempre causa temores; tem sido assim desde que as primeiras grandes invenções nasceram. Mesmo com o avanço tecnológico progressivo, ainda há quem acredite em alguns mitos criados em torno do novo. A próxima geração de rede móvel, 5G, não tem escapado de ondas de inverdades e, com isso, muita desinformação tem sido disseminada. Uma delas, que surgiu em várias partes do mundo, é a de que, com a sua chegada, os celulares farão mal à saúde por conta da exposição do corpo humano à radiação de ondas eletromagnéticas.

No Brasil não tem sido diferente. Em Santa Catarina, um projeto de lei (0241.5/2019) quer proibir o desenvolvimento do 5G no estado devido aos supostos perigos causados pela tecnologia por prejudicar a saúde de humanos e animais, inclusive exterminando certas espécies, como as abelhas. Esses são apenas alguns exemplos de mitos que vêm sendo divulgados mundo afora. Ainda sem data certa para chegar ao país, é preciso começar a pensar nos benefícios que a tecnologia trará e desmitificar tudo aquilo que surge sobre a inovação. A tecnologia 5G será uma revolução nas redes de telefonia móvel e mudará a dinâmica do ambiente digital trazendo novas aplicações e redes sem fio mais poderosas que conectam "coisas" umas às outras, às pessoas e à nuvem.

Essas divagações vêm de anos e o tempo – e estudos – comprovam suas inverdades. Uma velha frase diz que "o mundo é cíclico" e, mais uma vez, esta história se repete desde o lançamento do sistema celular, que gerou uma polêmica de que o aparelho nos colocaria "dentro de um forno micro-ondas" e iríamos fritar o cérebro. Como vimos e vivemos, isto não aconteceu e estamos aqui utilizando cada vez mais as tecnologias móveis e seus avanços, de 2G para 3G, 4G, 4.5G e etc. Entidades como FCC, IEEE, ITU-T, dentre outras, fazem testes antes de liberarem o uso de novas gerações/frequências para garantir e assegurar o uso destas novas tecnologias.

Notícias relacionadas

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, uma chuva de"fake news" invadiu a internet e os celulares. Uma envolvendo o 5G tomou uma grande proporção e consequências inimagináveis. As mensagens diziam que as redes de telefonia da nova tecnologia propagam o coronavírus e diminuem a imunidade das pessoas, facilitando a infecção e turbinando a pandemia. Afirmavam ainda que o aumento de casos estava ligado diretamente à maior concentração de antenas e que estava em curso um plano de dominação para uma nova ordem mundial. Como consequência, no Reino Unido, torres da rede 5G foram queimadas após a divulgação dessas notícias.

O que ficou comprovado é que não há nenhum tipo de malefício gerado pelas ondas de celulares. Vale ainda citar o caso dos pássaros que morreram na Austrália que, posteriormente, foi constatado que não havia nenhum tipo de relação com o 5G. Outro absurdo que vem sendo disseminado é sobre a capacidade de propagação da COVID-19 nas ondas das frequências que estão reservadas para o 5G, o que não faz sentido tendo em vista que o vírus se propaga no ar e não em ondas de rádio. Os únicos vírus que podem ser passados pelo rádio são os de computador (informação) que não tem nada a ver com os de doenças humanas.

É preciso fazer o pensamento reverso: o 5G poderia ser um forte aliado no combate à pandemia, já que a tecnologia tem um menor tempo de resposta e é mais eficiente do que o 4G. Se já tivéssemos disponível, com certeza poderíamos utilizá-la em Telemedicina para atendimentos remotos. Por outro lado, não bastaria o 5G, ele seria só o 'meio', mas a falta de políticas públicas impede que tenhamos o seu uso.

* – Sobre o Autor:  Jayro Navarro Junior é Diretor de Contas de Telecomunicações da Intel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!