No Maranhão, Hispamar inicia projeto de Wi-Fi comunitário gerenciado pelo Facebook

Foto: Divulgação

Subsidiária do grupo espanhol Hispasat, a operadora de satélites Hispamar anunciou a implantação, no Maranhão, de 50 pontos de Wi-Fi comunitário atendidos via capacidade em banda Ka do Amazonas 5. O projeto está sendo concretizado em parceria com a EasyTV (que atuará como provedora do serviço) e utilizará a plataforma de gerenciamento Express Wi-Fi, do Facebook Connectivity, de quem a Hispamar é parceira.

A primeira fase da implantação deve mirar comunidades remotas ou com infraestrutura precária de acesso à Internet; o uso do serviço ocorrerá através da compra de vouchers pré-pagos. Já em uma segunda etapa (que está em andamento), 50 outros pontos de Wi-Fi devem ser instalados em diferentes cidades das regiões Norte e Nordeste do País.

A EasyTV é a primeira empresa a se associar com a Hispamar na oferta do serviço através da plataforma Express Wi-Fi (a operadora de satélites e o Facebook fecharam acordo para o segmento ainda no ano passado). Está em andamento a busca por novas parcerias: segundo a Hispamar, o objetivo é ativar até 3 mil pontos de Wi-Fi gerenciados pelo projeto de conectividade da gigante da Internet.

Notícias relacionadas

Modelo de negócios

Além de fornecer a capacidade satelital, o modelo de negócios acordado implica no fornecimento dos equipamentos por parte da Hispamar, reduzindo assim barreiras de entrada. Já a EasyTV será responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, assim como a venda de pacotes de acesso através de revendedores locais, que comercializam o serviço e dão suporte ao consumidor final.

Os vouchers pré-pagos devem incluir diferentes ofertas de tempo e volume de dados. Segundo o diretor de negócios da Hispamar na América do Sul, Sérgio Chaves, a estratégia representa uma "solução simples e completa de acesso à Internet tanto para distribuidores quanto para usuários finais".

Já o CEO da EasyTV, Jadson Welder, destacou que até o final de 2020, a empresa planeja contar com 400 pontos de Wi-Fi ativos através da banda Ka do Amazonas 5. Segundo a Hispamar, cerca de 75% da população brasileira é coberta pela artefato, operado a partir do Teleporto da Hispamar em Caxias do Sul (RS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!