Plataforma móvel da MasterCard entra em operação no segundo semestre

A MasterCard está realizando os últimos ajustes para dar início aos primeiros testes no Brasil da sua plataforma de pagamentos móveis MasterCard Mobile. De acordo com o vice-presidente de plataformas inovadoras da MasterCard, Luiz Guilherme Roncato, a ideia é que os testes sejam concluídos e a plataforma esteja pronta para lançamento comercial ainda no segundo semestre deste ano.
Anunciado em novembro do ano passado, o projeto é fruto de uma parceria entre a MasterCard, Redecard, o banco Itaú Unibanco e a operadora Vivo e possibilitará recargas de celular diretamente pelo aparelho, pagamento de contas, transferência de valores entre pessoas e ainda compra em estabelecimentos credenciados pela Redecard. "Já selecionamos três cidades para iniciarmos os testes levando em consideração densidade populacional, cobertura da operadora celular e ainda facilidade de atendimento pelas redes bancária e de estabelecimentos credenciados", explica Roncato.
Segundo o executivo, a solução não será exclusiva da Vivo e do Itaú Unibanco. "Uma vez implementada, a ideia é conectar a plataforma às outras instituições financeiras que já trabalham com as bandeiras Mastercard e também outras operadoras de celular", afirma Roncado. "Temos como objetivo atingir não apenas a população bancarizada, com mais um canal de atendimento, mas também utilizar o celular como um instrumento de inclusão para a parcela da população que ainda não utiliza serviços bancários."

Notícias relacionadas
Na opinião do executivo, mais do que a possibilidade de oferecer serviços bancários para seu usuário, o maior atrativo para as operadoras móveis é a recarga de celular pré-pago diretamente pelos handsets. "Atualmente, cerca de 60% das recargas de celular são realizadas por meio das chamadas 'raspadinhas', e os custos das operadoras para disponibilizar essas raspadinhas nos mais variados pontos de venda respondem por cerca de 15% do valor nominal de cada uma delas", revela.
A solução de mobile payment da MasterCard, entretanto, exigirá a troca do SIMCard do usuário. "O serviço funcionará através de um aplicativo instalado diretamente no SIMCard combinado com SMS, mas por questões de segurança, o aplicativo não será instalado 'over-the-air', o cartão tem de sair de fábrica com todas as chaves de segurança bancárias".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!