Para Vivo, frequências e expansão da rede de transporte IP são fundamentais ao crescimento

Ao falar na abertura do 1º Seminário TELETIME Tecnologias de Rede, realizado nesta terça-feira, 13, em São Paulo, o CTO de Tecnologia de Redes da Vivo, Javier Rodrigues Garcia, reiterou a preocupação que a operadora tem com a falta de espectro para a rede de acesso no Brasil, onde as operadoras operam com cerca de 55 MHz de banda. Ele ressaltou que com o crescimento da banda larga móvel, planejar as redes no longo prazo é fundamental, mas que esta limitação de espectro é um elemento complicador.
Mas a operadora espera contornar as pressões que a rede sofrerá com outras medidas, como a otimização do tráfego Web por meio de armazenamento (cache) na própria rede de alguns conteúdos, o que permite uma economia de até 30% no tráfego. Ainda assim, disse Javier Rodrigues, "a demanda do tráfego de dados exigirá a renovação e construção de uma grande rede de transporte, estratégica para manter os custos, qualidade e manter o crescimento".
Tecnologias

Notícias relacionadas
Em termos de tecnologia da rede, a Vivo partiu para a implementação de uma rede totalmente IP baseada em fibras e rádios digitais.
Javier Rodrigues revelou que a tecnologia HSPA+ já foi implantada em 60% do acesso 3G da operadora (cerca de 700 cidades), com throughput de 5,7 Mbps (uplink) e 21 Mbps (downlink), e essa implementação deve se expandir este ano e no próximo. "Em 2011 devemos implantar redes de até 42 Mbps (downlink)", antecipa.
Segundo o executivo, a expectativa da Vivo é que a partir do próximo ano a rede CDMA complete o seu ciclo e possa ser desligada completamente, "mas isso depende do número de usuários que ainda teremos na tecnologia", diz. Além disso, no roadmap da operadora, o LTE não aparece até pelo menos 2015 com implementação comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!