Inatel e universidade finlandesa assinam nova parceria para 6G

Representantes do Inatel e da Universidade de Oulu (Finlândia). Foto: Divulgação

O Inatel e a Universidade de Oulu, da Finlândia, firmaram um novo acordo de cooperação tecnológica para desenvolvimento de soluções que possam ser integradas à futura rede 6G.

Segundo a instituição de ensino brasileira, a intenção é unificar técnicas e tecnologias de suporte para a próxima geração de comunicações móveis, sobretudo para atendimento em áreas remotas e rurais.

O caminho já estava sendo trilhado pelas duas instituições, que possuem pesquisas conjuntas sobre o tema em andamento. Agora, o novo acordo terá duração de dois anos e pretende também avaliar o impacto de regulamentações, como os requisitos globais do sistema 6G estabelecidos pela UIT (União Internacional de Telecomunicações).

Notícias relacionadas

"O projeto 5G-RANGE [primeiro projeto desenvolvido em parceria] permitiu a concepção de uma rede de longo alcance, mas diversos detalhes de implementação não foram desenvolvidos devido a algumas limitações. Um dos pontos que desenvolvemos para provar o conceito, mas que precisa de melhorias, é o sensoriamento espectral para coexistir com as tecnologias legadas em TVWS [TV white spaces]", explicou o professor Luciano Leonel Mendes, que irá coordenar as pesquisas no Inatel.

"Este novo acordo vai atacar este problema em específico, permitindo que a rede desenvolvida atinja uma capacidade de detecção de redes primárias compatível com as regulamentações no Brasil e na Finlândia", sinalizou Mendes.

O Inatel espera benefícios para setores como a agricultura, serviços de saúde, governamentais, organizações de logística, empresas de mineração e outros. Os resultados do trabalho também serão compartilhados pelos grupos de pesquisa das instituições – o Brasil 6G (Inatel) e o 6G Flagship (Oulu) – e serão divulgados na plataforma Brasil 6G.

Histórico

O Inatel e a Universidade de Oulu são parceiros desde 2017, quando começaram a desenvolver pesquisas em conjunto sobre 5G. Elas estiveram juntas no projeto 5G Range, que concebeu uma rede para levar conectividade a longas distâncias e, desde 2020, desenvolvem estudos em conjunto sobre 6G.

Em fase de experimentos, a geração que sucederá o 5G deve chegar ao mercado apenas em 2030, mas tem mobilizado cada vez mais players da cadeia – como apontado por TELETIME durante a Mobile World Congress de 2023, realizado em Barcelona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!