Anatel prepara regulamento para mobilidade restrita

Técnicos da Anatel enviarão em breve ao conselho diretor da agência um estudo para a criação da regulamentação da mobilidade restrita em faixas que hoje não prevêem a utilização de serviços móveis, como a de 2,6 GHz, ocupada por operadoras de MMDS, e a de 3,5 GHz, reservada para STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) e SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). De acordo com o gerente de engenharia de espectro da Anatel, Maximiliano Martinhão, serão analisadas, a princípio, duas propostas: 1) definir um raio de cobertura no qual o usuário pode se mover; 2) realizar um estudo econômico sobre a valorização da licença a partir da adição da mobilidade e cobrar a diferença das autorizatárias ? já que as licenças de SMP (Serviço Móvel Pessoal) custaram muito mais caro que as licenças de SCM. A regulamentação de mobilidade restrita interessa especialmente àquelas operadoras que pretendem montar redes WiMax nas faixas de 2,6 GHz ou 3,5 GHz, como TVA e Embratel. Sem a regulamentação, elas podem apenas oferecer banda larga sem fio fixa com essa tecnologia nessas freqüências.
Enquanto isso, o processo de venda dos novos blocos em 3,5 GHz e 10,5 GHz segue paralisado, à espera da decisão do plenário do Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão suspendeu a licitação ao questionar a Anatel a respeito dos preços mínimos. A agência já enviou suas respostas ao TCU. Vale lembrar que há também uma ação da Abrafix na Justiça que conseguiu permitir a participação das concessionárias fixas nos leilões de faixas em suas áreas de atuação. A Anatel ainda tenta derrubar essa decisão judicial.

IMT

Notícias relacionadas

O WiMax não figura ainda como uma das interfaces móveis previstas no IMT-2000. A Anatel, seguindo sua postura agnóstica em relação à tecnologia, apóia a inclusão do WiMax. Martinhão acredita que a proposta deve ser aprovada durante a reunião do grupo de trabalho 8F da União Internacional de Telecomunicações (UIT) que acontecerá em maio, em Kyoto, no Japão. Martinhão participou nesta terça-feira, 13, do seminário WiMax Latin America, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!