Com 900 MHz e mil antenas, TIM reforça cobertura 3G em São Paulo

Com o uso da faixa de 900 MHz autorizado pela Anatel, a TIM continua expandindo sua implantação de infraestrutura para 3G em São Paulo. A operadora anunciou nesta sexta, 12, o reforço da cobertura no município com mais de mil antenas em dezembro. Continua a meta de alcançar toda a área metropolitana e chegar a um total de mais de 1.200 antenas ainda no primeiro trimestre do ano que vem. A ideia é abranger, além da capital paulista, as cidades de Barueri, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Notícias relacionadas
A tele afirma que o reforço possibilitou o crescimento de 110% no volume do tráfego de voz e dados na região de abril, quando foi iniciada a operação, até novembro. Vale lembrar, no entanto, que a Anatel autorizou o uso da faixa em caráter secundário por 18 meses. Depois desse prazo, após outubro de 2015, a agência deverá realizar uma licitação da faixa e de outras que possam estar disponíveis. A faixa de 900 MHz, que era de propriedade da Unicel, foi liberada para a TIM após a comprovação de interferência na rede da operadora na banda F (frequência de 1,9 MHz) causada por telefones sem fio.

Além do uso de 900 MHz, a TIM afirma utilizar desde 2013 uma solução de redes auto-organizáveis (SON), projeto que tem como fornecedoras Amdocs (por meio da subsidiária Celcite) e Cisco. A arquitetura contará com módulos com ajustes dinâmicos e automáticos para verificar e corrigir falhas na rede, com soluções como Automatic Neighbor Relationship (ANR), Mobility Load Balance (MLB) e Self Healing. A ideia é poder resolver problemas de forma mais rápida, antes que seja sentido por muitos usuários, e de forma automatizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!