Falta de licenciamento atrasa implementação da Infovia que liga Amazonas a Roraima

O início do lançamento dos cabos de fibra óptica da Infovia 04, que deveria ter acontecido na semana passada, atrasou. A rede subfluvial de mais de 500 km ligará as cidades de Vila de Moura/AM, Santa Maria do Boiaçu/RR, Caracaraí/RR, Iracema/RR, Mucajaí/RR e termina em Boa Vista/RR pelos rios Negro e Branco. O motivo foi um atraso no processo de licenciamento ambiental necessário às obras. Segundo apurou este noticiário, o cronograma de lançamento era apertado por conta do regime de chuvas, que afeta a navegabilidade dos rios da região e oferece janelas muito rigorosas para  a navegação da balsa que faz o lançamento dos cabos.

O limite técnico era dia 8 de setembro. Mas ao chegar ao local de início do processo de implementação das fibras, percebeu-se que faltavam etapas do licenciamento ambiental junto ao Ibama, e a barcaça precisou retornar. Agora, a retomada das obras é incerta por conta do licenciamento e também pelo volume dos rios, mas a expectativa é de um atraso de até quatro meses, a depender das chuvas.

A EAF, empresa que cuida da implementação da Infovia, reconhece o problema. "A Infovia 04 obteve o licenciamento do Governo Estadual do Amazonas. Em relação a Roraima, foi demandado que também obtivéssemos o licenciamento via Ibama. A demanda foi protocolada junto ao Ibama e o processo deverá evoluir nos próximos dias", diz a empresa. O compromisso de construção das infovias subfluviais é parte das obrigações assumidas pelas teles no leilão de 5G.

Notícias relacionadas

Ainda segundo a EAF, o licenciamento ambiental de todas as infovias está em andamento. "Já temos a liberação completa do licenciamento da Infovia 02, que vai impactar 13 cidades do Amazonas e percorrerá o Rio Solimões. A Infovia 03, que conectará quatro cidades entre Belém/PA e Macapá/AP, já está com o processo em andamento no Ibama", diz.

Já o presidente do Gaispi, grupo da Anatel que coordena os trabalhos de implementação das metas de 5G e supervisiona as atividades da EAF, diz que falha no processo de licenciamento é preocupante. "Não deveria ter aconcedido e o Gaispi vai demandar da EAF explicações e uma apuração sobre o ocorrido", disse Moisés Moreira, presidente do grupo.

No mês passado, o lançamento das Infovias entrou na pauta de atividades do presidente Lula, com o lançamento da Infovia 01, implementada com recursos remanescentes do leilão de 4G ainda. A expectativa é que em 2023 fosse possível já conculir as infovias 02, 03, 04 e 05.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!