Global Fiber seleciona Padtec para rede entre Belém e Fortaleza

A operadora peruana Global Fiber escolheu a empresa brasileira de soluções ópticas Padtec como uma das fornecedoras para uma rede festoon submarina que será implantada para interligar Belém (PA) a Fortaleza (CE).

O projeto também contará com participação da Satelital, empresa peruana prestadora de serviços de telecomunicações parte do mesmo grupo que a Global Fiber.

Segundo comunicado, o trecho Belém-Fortaleza será a primeira rede do gênero da Global Fiber no Brasil. A previsão é que ela entre em operação no final de 2025, permitindo uma rota Lima-Fortaleza.

Notícias relacionadas

"Ao apoiar a construção do trecho Belém-Fortaleza, dentro do projeto Lima-Fortaleza, a Global Fiber contribui para a redução das lacunas digitais em locais de difícil acesso, o que proporcionará a todas as áreas da Amazônia uma comunicação de qualidade e uma América Latina mais conectada", apontou Obed Dionisio, CEO de Global Fiber, em comunicado.

Atualmente, o mesmo grupo está implantando uma rede subfluvial no Rio Amazonas, conectado as localidades de Iquitos e Santa Rosa de Yaraví, no Peru, a Leticia, na Colômbia, e Tabatinga, no Amazonas brasileiro. O projeto pode futuramente integrar um corredor intercontinental da conectividade na América do Sul. 

Já pelo lado da Padtec, a expectativa com o projeto é ampliar a experiência na implantação de redes submarinas com as características, afirma Manuel Andrade, CEO da Padtec North America e diretor de operações internacionais da companhia.

Ainda segundo a empresa, festoon é um tipo específico de rede submarina que conecta vários pontos ao longo da costa sem necessidade amplificação intermediária. (Colaborou Henrique Julião)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!