4G Américas: HSPA continuará dominante até 2016

As redes HSPA (3G) continuarão em ascensão em todo o mundo mesmo após a implantação do LTE, tecnologia utilizada para a quarta geração da telefonia móvel (4G).

Notícias relacionadas
Ao menos esta é a previsão da 4G Américas, associação que reúne 18 empresas entre operadoras e fornecedores de equipamentos para telecomunicações nas Américas do Norte e do Sul. “Há uma clara tendência de o 3G ser uma tecnologia com maior penetração, atendendo àqueles que precisam de conexão. Já o 4G será mais utilizado por quem precisa de altas velocidades e uso em aplicações como vídeos”, explica Erasmo Rojas, diretor para a América Latina da 4G Américas.

Para exemplificar sua tese, Rojas menciona dados de um levantamento da Informa Telecom, no qual a consultoria prevê 4,9 bilhões de conexões em HSPA em 2016 e 609 milhões de acessos ao LTE no mesmo período. “A tendência é que o 3G ainda tenha uma vida longa, inclusive no Brasil”.

Implantação

Em entrevista a este noticiário, Erasmo Rojas afirmou que enxerga o Brasil como uma força capaz de catapultar o LTE na faixa de 2,5 GHz, tanto que países vizinhos como Chile e Colômbia pretendem licenciar esta faixa de espectro para uso na tecnologia. “Realmente, hoje a maior parte dos dispositivos são feitos para funcionar na frequência dos Estados Unidos (700 MHz), mas com outros países adotando LTE em 2,5 GHz, a tendência é de que apareçam mais aparelhos prontos para esta faixa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!