Vivo, Globo e Ericsson usam 5G e slicing em transmissão do The Town

Foto: Divulgação/The Town

A entrada ao vivo de repórteres na programação da TV Globo durante a primeira edição do festival de música The Town, em São Paulo, foi feita utilizando a tecnologia 5G network slicing. Também conhecida como fatiamento de rede, a medida foi a solução encontrada pela operadora Vivo e a empresa Ericsson para colocar imagens no ar usando Internet móvel, mesmo com as 500 mil pessoas que passaram pelo local entre o primeiro e último dia do evento.

A entrada ao vivo dos repórteres aconteceu durante a programação da TV Globo, GloboNews, Multishow e canal BIS. Para isso, os jornalistas contaram com quatro mochilinks – um kit de equipamentos móveis que transmitem áudio e vídeo através de um SIM Card 5G. Foi esse o responsável pela conexão dos dispositivos de captação audiovisual com a central de produção da emissora usando a rede 5G

A operadora e a empresa de equipamentos de telecom tiveram que reforçar a infraestrutura de rede com a instalação de novas estações 5G dedicadas para lidar com a alta densidade de pessoas. Em comunicado à imprensa, a Vivo comentou que "graças ao network slicing, o público no evento pode usufruir do serviço 5G da operadora sem ter sua experiência afetada pelas chamadas ao vivo da emissora".

Notícias relacionadas

5G network slicing

Em essência, o network slicing envolve a configuração de redes lógicas virtuais que utilizam a mesma infraestrutura física 5G para diversas aplicações. "A partir do 5G, uma das principais características que a nova geração possibilita é o fatiamento da rede em camadas distintas, permitindo que diferentes necessidades de redes compartilhem a mesma infraestrutura, de maneira isolada e segregada uma das outras. A criação de slicing está diretamente associada à qualidade de serviços e na formulação de novos modelos de negócios, com impacto direto em iniciativas que precisam de mais flexibilidade, agilidade, eficiência, além de reduzir os custos da operação", disse a diretora executiva B2B da Vivo, Debora Bortolasi.

A Vivo disse que já testou o projeto em outras oportunidades. "A conectividade 5G disponível em toda a pista de Interlagos foi fundamental para o sucesso da iniciativa, uma vez que a confiabilidade e capacidade da rede 5G associadas ao network slicing, garantiram os requisitos exigidos por cada aplicação, sem uma aplicação comprometer a experiência da outra", informou Elmo Matos, diretor de planejamento da Vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!