TIM iniciará migração de redes TDMA com sinal verde da Anatel

A liberação da TIM, a partir da aprovação da saída do controle da Telecom Italia da Brasil pela Anatel, deverá vir acompanhada pela migração das redes TDMA da empresa no País: TIM Sul, TIM Nordeste e Maxitel. Pelo plano original da empresa revelado a fornecedores, tão logo fosse dada a partida da rede GSM da empresa, sob as licenças de SMP, seriam iniciadas as obras para o overlay nas operações já instaladas a fim de garantir uma cobertura nacional na tecnologia européia o mais brevemente possível. Como a autorização para início das operações foi atrasada, a TIM paralisou seus investimentos à espera do desenrolar do impasse na Anatel. Também é esperada a retomada da cotação de preços para a instalação de uma plataforma de GPRS na nova rede, igualmente interrompida com o atraso na autorização.
O overlay de GSM vai demandar a contratação de novos equipamentos de transmissão e comutação sobre a rede hoje ocupada pelo TDMA. A empresa deve aproveitar boa parte da infra-estrutura de estações radiobase já instalada, mas também terá de construir novos sites, uma vez que o planejamento de cobertura do GSM é diferente do usado para o TDMA.
Em fevereiro último, Marco De Benedetti, CEO mundial da TIM, estimou um investimento de 458 milhões de euros na migração. O processo seria gradativo e a velocidade de instalação dos novos equipamentos iria variar de operadora para operadora. E o GPRS deverá ser adotado apenas em algumas capitais.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!