Operadoras de cabo devem seguir modelos diferentes

A estratégia das principais operadoras de TV por assinatura em relação aos serviços de telefonia com a tecnologia de voz sobre IP seguirá vários caminhos. Foi o que mostrou o debate de abertura do segundo dia da ABTA 2004. ?A primeira coisa é a definição dos níveis de qualidade. Hoje, VoIP permite tanto serviços com confiabilidade melhor, sem qualidade de serviço, até serviços extremamente confiáveis. Depende do modelo de negócios da operadora. E o melhor é que todos eles podem conviver na mesma rede?, diz Antônio João Filho, COO da Horizon, para quem o serviço tende a começar com usuários corporativos. Amilton de Lucca, diretor de desenvolvimento da TVA, diz que o foco dos serviços de VoIP será inicialmente os clientes corporativos. ?No nosso modelo, o negócio se viabiliza com parcerias. Por isso temos a Net2Phone e a Primeira Escolha conosco no negócio. Assim, problemas típicos do negócio de telecomunicações como numeração e interconexão são mais facilmente resolvidos?.
Ciro Kawamura, diretor de marketing da Net Serviços, ressalta que pelo fato de o ?parceiro natural? da Net ser a Telmex, o primeiro passo tende a ser naturalmente o acesso VoIP residencial, já que a empresa mexicana tem a Embratel para prover serviços corporativos. ?Nossa rede está pronta para ofertar acesso residencial a 2,2 milhões de domicílios e o potencial de penetração é bem superior aos 600 mil usuários que foram projetados?, diz Kawamura. Ele explica que o limite de crescimento dos serviços de VoIP não é igual ao limite de crescimento da banda larga. ?São negócios que usam a mesma rede e, no fundo, a mesma tecnologia, mas não são para os mesmos públicos?. Antônio João Filho concorda com a Net: ?há tecnologias de terminais VoIP que trazem o modem embutido no aparelho, sem que o usuário precise ter um serviço banda larga contratado. Além disso, o serviço de voz sobre IP ainda pode ser oferecido com bandas de dados bem menores do que as bandas dos serviços de cable modem?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!